Search

Blogdopa | Planetário de Brasília abre para visitação a partir deste domingo (2/1)

Cúpula do Planetário é a exposição que mais faz sucesso no ponto turístico. Nela, há exibição de filmes 3D.

domingo (2/1). As atrações para o público são de várias faixas etárias e interesses durante todo o mês de janeiro.

Algumas delas são exposições, filmes e muito aprendizado. Por motivos de segurança, a tradicional colônia de férias, atividade realizada no período do recesso escolar, não ocorrerá.

A cúpula do Planetário de Brasília se destaca e é sempre uma atração à parte, com exibições de filmes em 3D que mexem com as sensações do público por meio de viagens visuais e sonoras imersivas. Neste mês de janeiro, por exemplo, o que está em exibição, entre os dias 7 e 8, são produções experimentais que foram destaques do Festival Internacional de Fulldome, evento organizado e realizado pelo próprio espaço em dezembro.

Na programação, projetos de várias partes do mundo, como a polonesa, “Four Elements”, a espanhola, “Deep Sigh”, a francesa, “Emersive”, e a brasileira, “Olho de Peixe”.

“A nova variante (covid-19) é mais transmissível e esse tipo de atividade colocaria as crianças em contato”, comenta o professor e planetarista, Luís Edvar Cavalcante Filho. Por esse motivo, a colônia de férias foi cancelada.

Localizado no Eixo Monumental, pouco abaixo do centro de convenções e de frente para o Estádio Mané Garrincha, o Planetário de Brasília Luiz Cruls é homenagem ao astrônomo e geodesista belga radicado no Brasil e responsável pelo mapeamento do Planalto Central.

Na área externa do local, há um modelo de foguete suborbital usado pela Agência Espacial Brasileira. Bem próxima, riscada no chão, num belo trabalho de cerâmica, uma rosa dos ventos, simbólico instrumento de orientação.

Ao entrar, o visitante pode se deparar com monitores do planetário que estão preparados para conduzir o visitante à exposição guiada que fala sobre o sistema solar, a distância dos planetas em relação ao Sol.

Em outra exposição, no subsolo do planetário, é possível aprender um pouco mais sobre a Agência Espacial Brasileira (AEB), fundada em 1994.

Na parte de cima há exibição de imagens do universo cedidas ao espaço pelo Consórcio Europeu de Telescópio. Um túnel cenográfico lembra cena do filme, “2001 — Uma Odisseia no Espaço” (1968), de Stanley Kubrick.

O horário de funcionamento é de terça à domingo, das 9h às 21h. Não precisa de agendamento e a entrada é gratuita.

Deixe um comentário

Search