Search

Detran-DF faz operação para reforçar respeito à faixa de pedestre

WhatsApp Image 2021-03-15 at 17.05.57

Órgão fez levantamento sobre as vias mais movimentadas e vai mandar agentes de trânsito para elas, fazendo com que os motoristas não insistam em passar direto na faixa quando houver pedestre.

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) iniciou nesta segunda-feira (26) uma operação para reforçar a importância de se respeitar a faixa de pedestre. A ação, batizada de “Respeito na Faixa”, vai manter agentes de trânsito nas sinalizações de travessia para que os motoristas parem na faixa.

Segundo o diretor-geral do Detran, Zélio Maia, o número de multas dadas no primeiro semestre de 2021 por desrespeito à faixa de pedestre aumentou 32% neste ano. Isso, na visão do departamento, indica que o motorista do DF está perdendo o respeito à faixa, que faz a capital federal ser lembrada em todo o país. “Somos referência nacional, e por isso queremos resgatar a cidadania, resgatar o respeito ao pedestre”, afirma Zélio Maia.

A Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran fez um levantamento das vias mais movimentadas e que possuem faixas de pedestres sem semáforo. Em cada coordenação regional de trânsito, serão montados cerca de dois ou três pontos diários de fiscalização.

Enquanto a fiscalização de trânsito estiver de olho naqueles que insistem em desrespeitar as regras de circulação, as equipes de educação estarão em outras faixas, orientando os pedestres sobre a importância de se atravessar as pistas na faixa.

Dados e estatísticas

De janeiro a junho deste ano, 4.466 condutores foram autuados por infringir o artigo 214 do Código de Trânsito Brasileiro, enquanto no mesmo período de 2020, foram flagrados 3.388 condutores pelo mesmo motivo.

Nos anos de 2016 e 2017, foram registradas cinco mortes de pedestres na faixa, respectivamente. Em 2018 e 2019, dois pedestres morreram atropelados na faixa, em cada um dos anos. Em 2020, ocorreu uma morte na faixa.

Blogdopa, o Portal Alfa fogo das notícias o jornalismo verdade e os previlegios do bDetran-DF.

Deixe um comentário

Search