Search

Blogdopa | A nova pesquisa Datafolha entre Lula e Bolsonaro, veja que venceu

Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta, 28, mostra que 60% dos brasileiros acham que 2023 será melhor que 2022.

Dentro desse índice, os melhores números estão entre os eleitores de Lula, principalmente nos do Nordeste. Segundo a pesquisa, 75% dos nordestinos acha que o próximo ano será melhor do que este.

O otimismo entre eleitores de Lula era previsível, já que o candidato deles venceu a disputa e será o presidente do Brasil a partir de domingo, 1º.

Apesar disso, a pesquisa mostra um grande desafio que o presidente eleito tem pela frente: alguns números de agora são piores do que os registrados em 2021. Naquele ano, terceiro da gestão Bolsonaro, 73% dos brasileiros achavam que 2022 seria melhor.

O atual nível de otimismo, de 60%, é próximo apenas do que foi registrado em 2020, ano fortemente impactado pela pandemia da Covid. Naquele ano, 58% dos brasileiros acreditavam que o ano seguinte seria melhor.

Ao mesmo tempo, o pessimismo entre os brasileiros disparou. Em 2021, apenas 8% dos entrevistados estavam pessimistas com o ano seguinte. Agora, o índice subiu para 22%, provavelmente muito impactado pelos eleitores de Bolsonaro que verão o adversário de seu candidato chegando ao poder.

O desafio de Lula, como presidente, é resgatar a esperança de todos os brasileiros por dias melhores. Não será uma tarefa fácil, considerando que o país está dividido após a eleição mais polarizada e violenta da história. 

O novo presidente precisa unir novamente o Brasil e mostrar que os próximos quatro anos serão positivos e promissores. Pela experiência política que tem, Lula é o nome mais certo para cumprir essa difícil tarefa.

Fonte: Revista veja

Blogdopa as notícias em tempo real.

Deixe um comentário

Search