Search

Blogdopa | 8,6 mil candidatos do DF, de Goiás e de Minas Gerais disputam vagas na UnB

Cerca de 21% dos inscritos perderam o primeiro dia de provas ontem e já estão eliminados.
A UnB tem 2,1 mil vagas; os cursos mais disputados são Medicina, Psicologia, Direito, Medicina Veterinária e Relações Internacionais.

Cerca de 8,6 mil estudantes do Distrito Federal, de Goiás e de Minas Gerais disputam 2.112 vagas da Universidade Federal de Brasília (UnB), em 2022. Neste domingo (6/2), os vestibulandos enfrentam a prova de conhecimento III  (Biologia, Física e Matemática), a partir das 13h, nos mesmos locais a que compareceram ontem.

Segundo o Centro Brasileiro de Pesquisa e Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), responsável pela aplicação da prova, 10.916 vestibulandos se inscreveram. Mas, no primeiro dia da prova, 2,2 mil (21,06%) dos estudantes perderam a avaliação; sendo que 8,6 mil candidatos continuam na disputa pelas 2 mil vagas. Neste sábado (5/2), eles fizeram avaliações de conhecimento I (Língua Espanhola, Língua Francesa ou Língua Inglesa) e II (Língua Portuguesa, Literatura, Geografia, História, Artes, Filosofia e Sociologia), além da prova de redação.

Ansiosos, os amigos Maria Fernanda Zilli, 18, e Rafael Carneiro, 18, aguardavam o horário para entrar nas salas de prova animados. Os dois acabaram de sair do ensino médio e estão fazendo o vestibular da UnB pela primeira vez. “Estou com um pouco de medo da prova por ser longa e difícil. Mas não estou pressionado, porque também tenho chances pelo PAS”, contou Rafael.

“Preparada”, é assim que Maria Fernanda se definiu para o primeiro dia de avaliação. Ao longo dos três anos no ensino médio ela estudou questões aplicadas em vestibulares anteriores e no PAS. “Eu estou muito confiante. Treinei bastante com provas antigas e temos a vantagem do conteúdo do ensino médio ainda estar fresco na nossa cabeça”, afirmou a jovem.

Os aprovados no vestibular começarão as aulas ainda no primeiro semestre letivo de 2022, com início previsto para 6 de junho, para cursos em todos os campi da Universidade — Plano Piloto, Ceilândia, Gama e Planaltina. O resultado será divulgado em 8 de março. Nesta edição, as graduações mais concorridas são: Medicina, Psicologia, Direito, Medicina Veterinária e Relações Internacionais.

A vestibulanda Lorrane Alves, 21, pretende cursar medicina. Tentando ingressar na universidade há 3 anos, antes da prova ela tentava conter as lágrimas de nervosismo e se acalmar. “É uma prova muito importante para mim, então estou bastante nervosa.” Apesar disso, ela afirmou estar confiante e preparada para viver uma nova fase da vida. “Eu me preparei bem. Estudei e fiz cursinho. Acho que agora vai!”

Empolgadas com a prova, as amigas Luiza Trindade Melo, 18, Luiza Torres, 18, e Luiza Araújo, 20, querem seguir as carreiras de arquitetura, engenharia de produção e medicina, respectivamente. Apesar de animada, Torres disse não estar confiante. “Expectativa baixa para essa prova. Falaram em dezembro que seria em fevereiro, aí tivemos um mês para estudar. Bateu um desespero”, confessou Trindade.

Segundo Araújo, o anúncio do vestibular veio junto com o Enem, o que prejudicou as estudantes. “Estávamos focadas no Enem e tivemos um mês para estudar para uma prova totalmente diferente da que estávamos fazendo”, apontou. Luíza Torres concordou com a amiga. “Normalmente temos no mínimo seis meses para estudar e é pouquíssimo tempo. Por isso, eu já estou me preparando para a do meio do ano e vou fazer isso por experiência.”

A entrada no Bloco de Salas de Aula Sul (BSAS), um dos que recebeu mais candidatos, foi controlada ontem. Os alunos puderam entrar mais cedo, para que não houvesse aglomeração. Além disso, os alunos tiveram uma tolerância de 10 minutos, e os portões se fecharam às 13h10, tendo até às 18h para terminar a prova.

A professora Eloisa Pilati, representante do Decanato de Ensino e Graduação da UnB, comemorou o retorno da aplicação do vestibular, que foi cancelado em 2021 por causa da pandemia. “É uma alegria enorme voltar a possibilidade de aplicação dos exames, tanto do PAS quanto do vestibular.

A universidade está muito feliz de poder receber os candidatos e novos alunos já em junho de 2022. É isso que move a UnB: realização de sonhos e possibilidade de mudança de vida. A educação é um elemento fundamental para o futuro do país”, apontou.

A prova está sendo aplicada em no Plano Piloto, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho, Taguatinga e também em Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG).

Protocolos

O exame segue rígidos protocolos sanitários em razão da pandemia de covid-19. A orientação é para que os candidatos compareçam usando máscara e permaneçam com a proteção durante todo o tempo em que estiverem no local de prova. Além disso, a temperatura dos participantes foi verificada antes de permitir o acesso ao local do exame.

“A Universidade de Brasília fez um contrato especial com o Cebraspe para garantir que as salas tenham somente 30% de ocupação. Tomamos todo o cuidado com distanciamento e uso de máscaras. A entrada foi antecipada para evitar aglomeração e os candidatos são orientados a chegarem antes”, reitera a professora Pilati.

Orientações:

*Permanecer de máscara (descartáveis, de tecido ou de qualquer outro material) durante todo o tempo em que estiver nas dependências dos locais de aplicação das provas;
* Submeter-se a verificação de temperatura corporal;
* Observar o distanciamento estabelecido e respeitar as marcações com fitas;
*Verificar o seu horário de acesso ao local de provas, conforme informado na consulta individual;
*Higienizar as mãos com álcool e gel (o candidato pode levar o próprio, desde que em recipiente transparente);
* Submeter-se ao controle de saída dos candidatos ao término das provas para evitar aglomeração.

Blogdopa o jornalismo verdade.

Deixe um comentário

Search