Deputado Hermeto deixou claro ser a favor da unificação das polícias civil e militar.
O Deputado Hermeto, subtenente da Reserva da PMDF, em entrevista ao Jornalista Suzano Almeida, do Portal Metrópoles, sobre a criação da Guarda Distrital se posicionou contrário ao projeto, mesmo sendo vice-líder do governo. Além disso, o parlamentar deixou claro ser a favor da unificação das polícias civil e militar.
“SOU A FAVOR DA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA NOVA VISÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA NO DISTRITO FEDERAL, COM A UNIFICAÇÃO DAS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR, NÃO COM A CRIAÇÃO DE UMA GUARDA DISTRITAL”, DECLAROU HERMETO.
A discussão sobre a “unificação das polícias” é antiga, ela remonta ao início dos anos setenta, mas nunca avançou de fato. Atualmente a segurança pública vive um processo de “descentralização”, pois a profissionalização, a especialização e a politização das corporações faz com que novas necessidades surjam e novas polícias sejam criadas, a exemplo das polícias legislativas, polícia penal e das próprias polícias municipais, conhecidas atualmente como guardas municipais.
Outro ponto importante dentro do discurso da unificação é que ele sempre esteve atrelado ao discurso da desmilitarização das corporações policiais. Durante alguns anos tais estruturas policiais viveram um processo de “desmilitarização cultural”, se distanciando, de valores e princípios basilares, mas atualmente, tanto as corporações, quanto o país vive o inverso, ou seja, um processo de “militarização estatal”, retomando alguns pensamentos do passado.
Além disso, quando se fala em unificação, nunca se definiu o que seria tal “unificação”. Se ela seria uma unificação de salários, de procedimentos, de bancos de dados, de estrutura, de formação ou de pessoal. Normalmente, o discurso é vago e meramente eleitoreiro.
Blog do Aderivaldo