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Blogdopa | Wellington Luiz defende uso de câmeras com reconhecimento facial para ciclistas no Parque da Cidade

Wellington Luiz defende câmeras de reconhecimento facial para segurança de ciclistas no Parque da Cidade

Em audiência pública realizada nesta terça-feira (19/8), o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado Wellington Luiz (MDB), manifestou apoio à instalação de câmeras com tecnologia de reconhecimento facial no Parque da Cidade. A proposta tem como objetivo reforçar a segurança de ciclistas e frequentadores do espaço.

O encontro reuniu ciclistas de Brasília, além de representantes do Departamento de Trânsito (Detran-DF), do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), da Administração do Parque da Cidade, de organizações não governamentais e de entidades ligadas ao ciclismo.

Wellington Luiz ressaltou que a medida exige planejamento detalhado antes da implementação, mas destacou a relevância da participação da comunidade na construção de soluções:

“A gente espera ouvir vocês, para encaminhar as melhores decisões. Essa contribuição é importante, porque os especialistas estão aqui, pois são vocês que estão nas ruas, passando pelos perigos.”

A expectativa é que as propostas discutidas durante a audiência resultem em ações práticas que ampliem a segurança e o acesso para quem pratica e incentiva o ciclismo no DF.

Abaixo-assinado por Área de Proteção ao Ciclista de Competição

A audiência aconteceu poucos dias após a criação de um abaixo-assinado, em 12 de agosto, que pede a implementação de uma Área de Proteção ao Ciclista de Competição (APCC) no Parque da Cidade. O documento já reúne mais de 800 assinaturas.

A proposta prevê oferecer um espaço seguro para treinos de ciclismo, transformando o parque na maior APCC do país — superando as experiências já existentes no Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Fortaleza (CE). O diferencial é a infraestrutura: o Parque da Cidade conta com quase 10 quilômetros de ciclovia.

Segundo os idealizadores, não seria necessária nenhuma obra ou intervenção drástica. Bastaria restringir a circulação de veículos em determinados horários no trecho sul/norte (do Campo da Esperança até a Torre de TV), garantindo tranquilidade e segurança para os ciclistas.

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