Blogdopa | Veja o que abre e o que fecha na véspera e durante o Natal no DF

0
118

Diversos estabelecimentos e serviços do Distrito Federal deixam de funcionar durante o feriado. Confira os horários.

Com o feriado nacional de Natal, celebrado no próximo sábado (25/12), diversos estabelecimentos e serviços do Distrito Federal deixam de funcionar. A celebração também impacta os horários durante a véspera, nesta sexta-feira (24/12). Confira abaixo o que abre e o que fecha no DF.

Saúde

Nos dias 24 e 25 de dezembro, alguns serviços da rede pública de saúde funcionarão em horário reduzido. Confira:

Unidades básicas de saúde (UBSs), ambulatórios e policlínicas, no dia 24, vão funcionar até às 14h. No sábado, estarão fechadas. Na sexta será possível se vacinar nas salas de vacina e nos postos de vacinação até 12h. No dia 25 não haverá expediente.

Ambulatórios e policlínicas abrem até às 14h no dia 24 e fecham no dia 25. O mesmo acontece com as farmácias de alto custo. No entanto, serão distribuídas senhas até 12h. O hemocentro abre das 7h15 às 12h no dia 24 e fecha no sábado.

Todas as emergências dos hospitais regionais e as unidades de pronto atendimento (UPAs) funcionam 24 horas por dia. Assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atende de forma ininterrupta pelo telefone 192.

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III, voltados ao atendimento de retaguarda e articulação em rede, estarão com atendimento 24 horas por dia. Os outros Caps, dos tipos I e II, funcionarão até as 14h, no dia 24 e no dia 25 não abrem.

Transporte público

Nesta sexta os ônibus circularão normalmente, com tabela horária de dia útil. Haverá reforço de viagens nas linhas mais procuradas para atender o fechamento do comércio. No sábado, o transporte circulará com a tabela horária de feriado. Os horários e itinerários podem ser visualizados em:

dfnoponto.semob.df.gov.br

O metrô funciona das 5h30 às 21h na véspera e de 7h às 19h no Natal.

Fiscalização e segurança

O Departamento de Trânsito do DF abre das 7h às 14h no dia 24 e fecha no sábado. Os serviços on-line, disponíveis por meio do aplicativo e do Portal de Serviços do Detran-DF, funcionarão normalmente. Todas as delegacias do DF funcionam 24 horas, em regime de plantão.

Demais serviços

A CEB funciona normalmente nos dias 24 e 25 de dezembro. As equipes de manutenção trabalham 24 horas, nos sete dias da semana, e não param em nenhum feriado Já a Caesb, no dia 24 o expediente será até às 12h. No dia 25, as equipes de manutenção trabalharão em regime de plantão, sem atendimento remoto. Agência Virtual, app, site e telefone 115 funcionam ininterruptamente.

O Banco de Brasília (BRB) abre ao público somente na sexta-feira, das 9h às 11h.

Lazer e cultura

O Jardim Zoológico estará aberto na sexta e no sábado das 9h às 17h. O Jardim Botânico funciona das 9h às 12h na véspera e fecha no Natal. O Planetário de Brasília não abrirá suas portas. O mesmo acontece com o Complexo Cultural da República.

O Centro Cultural 3 Poderes (exceto Panteão) abre das 9h às 12h no dia 24 e fecha no dia 25. O Memorial dos Povos Indígenas e a Biblioteca Nacional de Brasília seguem a mesma programação. O Museu Nacional da República não abrirá.

O espaço Cultural Renato Russo estará aberto no dia 24 das 9h às 14h e fechado no dia 25. Assim como o Museu Vivo da Memória Candanga. Por fim, o Eixão do lazer, no sábado, funcionará das 8h às 18h.

Comércio

A Fecomércio-DF informa que, no dia 24 de dezembro, véspera de Natal, o comércio de entrequadras do Distrito Federal funcionará até as 19h. Já no dia 25, estará fechado.

Bares e restaurantes: encerram o funcionamento às 18h do dia 24 de dezembro. No dia seguinte, tem permissão para abrir, mas muitos seguem fechados.

Comércio varejista: de carnes, gêneros alimentícios, frutas, verduras, flores e plantas funciona em horário comercial na véspera de Natal (24/12). No dia seguinte, não funcionam.

Feiras: devem funcionar até as 18h do dia 24 de dezembro. Devido ao feriado cair no fim de semana, melhor período de vendas para esses comerciantes, é possível que muitas feiras funcionem no dia 25 de dezembro. Ficará a cargo de cada feirante a decisão de abrir.

Supermercados: no dia 24 de dezembro, podem funcionar até as 20h. Entretanto, muitos iniciam o fechamento entre 18h e 19h, para em tempo finalizarem os trabalhos. No 25 de dezembro seguem fechados.

Farmácias: funcionam até as 18h no dia 24 de dezembro, permanecendo abertas no dia seguinte as unidades que estejam de plantão.

Shoppings

Pátio Brasil 

Nesta quinta-feira (23/12) o shopping deve abrir às 9h e fechar 22h. Na sexta, as lojas e a praça de alimentação ficarão abertas das 9h até as 17h. No dia 25, as lojas estarão fechadas e a operações da praça de alimentação funcionarão mediante vontade do proprietário.

Park Shopping 

Nesta quinta (23/12) o shopping deve abrir 9h e fechar somente à 0h. Na sexta, as lojas e a praça de alimentação ficarão abertas das 9h às 17h. No dia 25, as lojas estarão fechadas e a praça de alimentação funcionará mediante vontade do proprietário.

Conjunto Nacional 

Nesta quinta-feira (23/12) o shopping deve abrir às 9h e fechar 23h. Na sexta, as lojas e a praça de alimentação ficarão abertas das 9h até às 17h. No dia 25, as lojas estarão fechadas e as operações da praça de alimentação não abrem.

Iguatemi 

Nesta quinta-feira (23/12) o shopping deve abrir às 10h e fechar 23h. Na sexta, as lojas e a praça de alimentação ficarão abertas das 9h até às 23h. No dia 25, as lojas estarão fechadas e a praça de alimentação funcionará mediante vontade do proprietário.

Taguatinga Shopping

Nesta quinta-feira (23/12) o shopping deve abrir 10h e fechar somente 23h. Na sexta, as lojas e a praça de alimentação ficarão abertas das 9h às 17h. No dia 25, as lojas estarão fechadas e a praça de alimentação funcionará mediante vontade do proprietário.

JK Shopping 

Nesta quinta-feira (23/12) o shopping deve abrir às 10h e fechar 23h. Na sexta, as lojas e a praça de alimentação ficarão abertas das 9h até às 17h. No dia 25, as lojas estarão fechadas e as operações da praça de alimentação não abrem.

CasaPark

Nesta quinta-feira (23/12) o shopping deve abrir 10h e fechar somente 23h. Na sexta, o shopping deve funcionar das 10h às 16h, com abertura facultativa das lojas. No dia 25, as lojas estarão fechadas. Praça de alimentação funciona das 12h às 22h

Boulevard Shopping 

Nesta quinta-feira (23/12) o shopping deve abrir 9h e fechar somente 23h. Na sexta, as lojas e a praça de alimentação ficarão abertas das 9h às 17h. No dia 25, as lojas estarão fechadas e a praça de alimentação funcionará mediante vontade do proprietário.

Brasília Shopping 

Nesta quinta-feira (23/12) o shopping deve abrir 9h e fechar somente 23h. Na sexta, as lojas e a praça de alimentação ficarão abertas das 9h às 17h. No dia 25, as lojas estarão fechadas. Praça de alimentação funciona das 12h às 22h

Blogdopa o jornalismo verdade.