TCDF libera continuidade das obras do Hospital do Recanto das Emas
O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) autorizou, nesta quarta-feira (19/11), a continuidade das obras do Hospital do Recanto das Emas (HRE).
Em 2023, a Corte havia determinado a suspensão cautelar do edital de licitação para a contratação de empresa responsável pela elaboração de projetos, construção e entrega final do hospital em condições de funcionamento. Ainda naquele ano, o TCDF liberou a continuidade do certame, desde que fossem atendidos ajustes e determinações, incluindo a exigência de que o início das obras dependesse da avaliação completa do projeto básico e do orçamento.
Em abril de 2024, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) assinou contrato com o Consórcio Recanto das Emas, formado pelas empresas Infracon Engenharia e Comércio Ltda, Reciclar Engenharia e Gerenciamento de Projetos e GND Construções. Em janeiro de 2025, o TCDF autorizou o início dos trabalhos apenas para os serviços de terraplanagem.
Na sessão desta quarta-feira, os conselheiros do TCDF consideraram que foram cumpridas as determinações referentes às condições ambientais, sanitárias e à evolução do controle interno da empresa pública. A Corte também destacou a relevância social do hospital e liberou, por decisão unânime, a continuidade das obras.
O investimento previsto é de R$ 133 milhões. De acordo com o Governo do Distrito Federal, o HRE terá 100 leitos, distribuídos entre clínica médica, clínica pediátrica e UTI pediátrica. O hospital contará ainda com seis consultórios, um centro cirúrgico com duas salas de cirurgia, duas salas de raio-X, uma sala de tomografia e quatro salas de ultrassonografia.


