O novo presidente do TJDFT, Cruz Macedo, disse que o Poder Judiciário é o “porto seguro” dos cidadãos.

O desembargador José Cruz Macedo tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), nesta sexta-feira (22/4). Ele assumiu o comando do TJDFT um dia antes do seu aniversário, de 64 anos.
Cruz Macedo será presidente do TJDFT durante o biênio de 2022 a 2024. Durante a posse, o desembargador disse ter uma enorme missão à frente: “O tribunal é prestigiado com o maior selo de qualidade, no grau diamante.
É o tribunal que tem o título de excelência, conferido pelo Conselho Nacional de Justiça, graças ao trabalho de nossos magistrados, servidores e administradores.”
Cruz falou sobre a importância do Poder Judiciário durante momentos de crise, como foi durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19: “Nos trouxe a certeza de que a Justiça não pode parar porque o Poder Judiciário é o porto seguro e democrático no qual os cidadãos buscarão abrigo.”
Natural de Mauriti, cidade do interior do Ceará, Cruz Macedo se formou em direito no ano de 1981 e atuou como advogado por 21 anos.
O agora presidente da Corte já atuou na Defensoria Pública do DF antes de ingressar no TJDFT por meio do Quinto Constitucional, que é a vaga destinada à advocacia.
Ao passar o comando do TJDFT para Cruz Macedo, o ex-presidente, desembargador Romeu Gonzaga Neiva, disse que o tribunal precisou se reinventar durante a pandemia, elogiou o trabalho dos juízes de primeiro e segundo grau nesse período e destacou a capacidade dos novos dirigentes.
“Essa é a primeira reunião presencial presidida por nós nessa Corte. Vamos transferir a administração da Justiça para quatro colegas de primeira qualidade, juízes experientes, juízes que, além do preparo intelectual, tem o preparo de cidadão conhecedor dos problemas, das dificuldades e das obrigações a cumprir”, afirmou.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal(OAB-DF), Délio Lins e Silva Júnior, a procuradora-geral de Justiça do DF, Fabiana Costa, e o ministro do Supremo Tribunal Federal(STF) Dias Toffoli estiveram no evento.

O vice-governador do DF, Paco Britto (Avante), também participou da cerimônia.

Blogdopa e os previlegios do Poder Judiciário.

