O governador Ibaneis Rocha (MDB) reinaugurou, na manhã desta segunda-feira (25/8), a sede da 10ª Delegacia de Polícia do Lago Sul.
Com investimento de R$ 4,9 milhões, a unidade passou de 581 m² para 933 m² — um crescimento superior a 60% — e ganhou novas estruturas para acolher melhor a população.
A unidade retoma o funcionamento ininterrupto, 24 horas por dia, todos os dias da semana, prestando atendimento às regiões do Lago Sul, Jardim Botânico, Aeroporto de Brasília e Altiplano Leste.
Na solenidade, o governador ressaltou a iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) de recuperar e fortalecer a infraestrutura das forças de segurança.
Nós temos trabalhado desde que assumimos o governo — aliás, ainda no período de transição — pela melhoria da segurança pública no Distrito Federal”, destacou Ibaneis.
“É importante lembrar que, naquela época, as delegacias não funcionavam de forma integral, 24 horas por dia. Como primeiro ato de respeito à população e à segurança, reabrimos todas as delegacias do DF, que seguem funcionando plenamente até hoje”, acrescentou o governador.
Valorização dos policiais
Durante o discurso, o governador destacou que está elaborando um projeto de lei para instituir o serviço voluntário destinado a bombeiros e policiais militares, nos mesmos moldes já existentes na Polícia Civil.
Assim que o texto for concluído, será encaminhado para votação na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Entre os serviços realizados na 10ª DP, destacam-se a substituição das redes elétrica e hidráulica, a renovação de pisos e revestimentos, e a modernização da fachada, que agora exibe a nova identidade visual da Polícia Civil.
A reforma da delegacia priorizou a acessibilidade, com rampas e banheiros adaptados, além da preservação de limoeiros e jaqueiras e o plantio de grama em toda a área externa.
A unidade agora conta com cinco salas de oitivas audiovisuais e de videoconferência, uma sala de reconhecimento com vidro especial que protege a identidade da vítima e sistema de segurança reforçado, com alarmes e detectores de fumaça.
Foram criados ainda espaços exclusivos para públicos vulneráveis, como atendimento a crianças, mulheres vítimas de violência doméstica e entrevistas reservadas no plantão.
Entre os destaques da unidade estão áreas exclusivas para advogados, policiais militares e custodiados. A infraestrutura foi completamente renovada, contando com móveis novos, alojamentos e banheiros modernos, climatização completa, estacionamento com acesso controlado e acabamento em granito.
Mensagem do Dep Wellington Luiz
Wellington Luiz: participei da reinauguração da 10ª Delegacia de Polícia Civil do Lago Sul, um espaço moderno, tecnológico e próximo da comunidade. A segurança é prioridade, e continuo trabalhando para que cada cidadão do Distrito Federal se sinta protegido e amparado.

