Pesquisar

Blogdopa,. Revisão da Luos é aprovada por unanimidade, no Conplam..

Ajustes devem começar no primeiro semestre de 2021, após Câmara Técnica definir plano de ação
Lei define regras de utilização de 360 mil terrenos em todo o DF
O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) aprovou, por unanimidade, o projeto de revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos). A decisão foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (25/11) e estabelece que o processo se inicie no primeiro semestre de 2021, após a Câmara Técnica do Conplan definir um plano e cronograma para as ações.
Elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), a proposta faz ajustes técnicos e corrige imprecisões da Lei nº 948/2019. As principais alterações propostas pela minuta da revisão são:
• Compatibilização dos mapas com os novos limites das Regiões Administrativas definidas na Lei Complementar 958, de 20 de dezembro de 2019;
• Incorporação de novos projetos urbanísticos e de regularização fundiária registrados em cartório;
• Compatibilização com as normas vigentes, como o Código de Obras e a Lei de Remembramento e Desdobro;
• Correção de erros e imprecisões identificadas quanto aos usos e parâmetros urbanísticos
Durante a votação, os conselheiros considerarem, entre outros pontos, que a revisão da Luos resolve problemas identificados desde a aprovação da lei, contribui com a dinâmica urbana, otimiza a utilização da infraestrutura implantada, e aumenta a oferta de empregos.
A relatoria da matéria foi divida entre os conselheiros Dionyzio Klavdianos, do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon/DF); Ovídio Maia, da Federação do Comércio (Fecomércio /DF); Celestino Fracon, da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário ( ADEMI/DF); e Júnia Bittencourt, da União dos Condomínios Horizontais e Associações de Moradores ( Unica/DF).

Confira as promoções da VLAN-TELECOM, a internet de fibra óptica que atende Paranoá Itapoã e região.

Leia mais

Histórico da luos

A discussão sobre a Luos começou em 2009, e a primeira versão do texto chegou à Câmara Legislativa na gestão de Agnelo Queiroz (PT). Após anos de polêmica, os distritais aprovaram, no fim de 2018, o projeto que unifica 420 normas de gabarito e seis planos diretores locais, atualizando e tornando mais claras as regras de utilização de 360 mil terrenos em todo o DF.
Em janeiro de 2019, o governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou as mudanças. Porém, as 33 administrações regionais apontaram falhas na lei, que dificultavam a renovação de licença de funcionamento para o comércio e a abertura de negócios, o que levou a Seduh a iniciar o processo para revisar as novas regras.

 

Blogdopa, o Portal Alfa fogo das notícias ao seu alcance e a fonte da SEDUH.

 

 

Deixe um comentário

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Pesquisar