Search

Blogdopa | Promessa do futebol candango, jovem é preso por série de roubos no DF

WhatsApp Image 2021-03-15 at 17.05.57

Aos 15 anos, Ivanildo Jesus das Neves era convidado pelo Orlando City, da Major League Soccer (MLS) para jogar nas categorias de base.

Cotado como uma das promessas do futebol candango, o jovem Ivanildo Jesus das Neves, de 18 anos, foi preso na tarde dessa segunda-feira (31/1) após uma série de assaltos na região do Núcleo Bandeirante.

A informação de que Ivanildo era membro do trio de assaltantes foi confirmada pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

Em dezembro de 2018, o jovem recebeu proposta do Orlando City para se juntar às categorias de base do clube Estados Unidos. Ele teve alimentação, estadia e estudos bancados pelo time americano, mas ainda não se sabe por qual motivo voltou ao Brasil.

Um professor do projeto Juventude em Foco, escola de futebol de Ivanildo, acredita que o rapaz “não suportou a ausência familiar”. Os pais dele não foram encontrados, para esclarecimentos pelo portal.

O ex-jogador e seus comparsas foram detidos após assaltarem comércios e pedestres com facas. Máquinas de cartão de crédito, cheques que totalizavam quase 30 mil reais, roupas, dinheiro, relógios, entre outros objetos foram levados.

Em uma lanchonete do Núcleo Bandeirante, eles prenderam as vítimas no banheiro antes de fugir.

Quando acionada, a PMDF encontrou dois suspeitos em posse de vários objetos com a mesma descrição dos itens roubados minutos antes.

O terceiro foi detido por outra equipe da corporação com mais bens. Para tentar fugir do flagrante, eles teriam atirado alguns pertences perto dos trilhos do trem que passa pela região.

O trio foi encaminhado para a 27ª Delegacia de Polícia (Recanto das Emas), onde acabou autuado por roubo. Ivanildo tem passagens anteriores por roubo, lesão corporal e uso e porte de entorpecente.

Relembre a história de Ivanildo

Filho de catadores, Ivanildo tinha 15 anos na época em que recebeu convite do Orlando City para jogar futebol nos Estados Unidos.

Deu os primeiros chutes com 6 anos de idade. O adolescente foi chamado pelo clube americano no dia 8 de dezembro de 2018. Ele havia concluído o 8º ano do ensino fundamental e, nas horas livres, ajudava a família na separação de resíduos sólidos.

O sonho de se profissionalizar no esporte ocorreu graças ao projeto Juventude em Foco, fruto de parceria do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) com instituições de apoio. A iniciativa ofereceu a ele – e a outras centenas de crianças e adolescentes – a oportunidade de treinar futebol.

Até o início daquele ano, pedalava cerca de 23km de casa à Associação Recreativa Esporte Central de Santa Maria (Arec), onde treinava quatro vezes por semana. Ivanildo não tinha dinheiro para gastar o transporte público. Gastava cerca de uma hora e meia para chegar ao local. Segundo o jovem atleta, o convite ocorreu graças ao treinador Mauro José de Oliveira, um dos voluntários do Juventude em Foco.

Aos 3, o menino, nascido em Itiúba (BA), a 294km da capital Salvador, contraiu meningite e quase teve o sonho abreviado.

Ele ficou 45 dias em coma e a família havia recebido a notícia de que ele não poderia mais andar. Contudo, na mesma semana, caminhou pelos corredores do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), na Asa Sul.

Blogdopa e os previlegios da PMDF.

Deixe um comentário

Search