Search

Blogdopa | Prepare o guarda-chuva que lá vem água: Inmet alerta para temporais no DF

WhatsApp Image 2021-03-15 at 17.05.57

Segundo o órgão, o volume previsto é de 83 milímetros no mês de fevereiro, mas a chuva dos próximos dias deve superar esse valor

chuva chegou com tudo no Distrito Federal durante as primeiras horas desta quinta-feira (3/2) e, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que o dia permaneça nublado, encoberto, com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas. Segundo o órgão, chegou a hora do brasiliense despedir-se do “calorão” e enfrentar chuvas na média ou ligeiramente acima da média nos próximos dias: o volume previsto é de 83 milímetros no mês de fevereiro.

Durante a manhã desta quinta-feira (3/2), o Gama fez o maior registro de chuva, com 61mm. No Plano Piloto, o volume foi de 21,8mm; em Brazlândia, choveu 35,8mm e em Águas Emendadas, 15,4mm. “A média do mês de fevereiro é 83mm, mas a chuva dos próximos dias deve superar isso. É muito difícil quantificar a chuva, mas podemos ter um valor superior, uma vez que o Gama já registrou, apenas durante a manhã de hoje, 61mm”, reitera o meteorologista Cléber Souza.

Queda na temperatura

De acordo com o meteorologista, além da chuva, os brasilienses devem enfrentar queda nas temperaturas máximas, a exemplo desta quinta-feira, que registrou 26ºC. “Ontem (quarta-feira), a máxima foi de 28.6ºC. A tendência é que a máxima se mantenha em torno de 25ºC. Isso acontecerá devido á alta concentração de nebulosidade e o sol não deve aparecer muito nos próximos dias”, explica.

Até então, a temperatura máxima registrada no ano foi 30,7ºC, no dia 24 de janeiro. A mínima foi em 15 de janeiro, com 15,3ºC.

A temperatura mínima registrada no DF, nesta quinta-feira, foi de 19ºC. Já a umidade relativa do ar deve variar entre 95% pela manhã e 55% pela tarde.

Cuidados

Apesar dos registros em pontos isolados, moradores do DF passaram por alguns transtornos. Em Taguatinga, a chuva atrapalhou o trânsito e motoristas enfrentaram vias com muita água. O acúmulo é um dos problemas causados pelo funcionamento precário do escoamento da cidade. Diante do cenário, a Defesa Civil vai monitorar a evolução dos avisos em tempo real e as regiões que devem ser afetadas já foram notificadas da situação.

Em aviso emitido pelo Inmet, nesta quinta-feira (3/2), consta que o DF entrou em alerta amarelo, com possibilidades de chuvas e ventos intensos que podem chegar a 60 km/h em alguns pontos isolados da capital federal.

O aviso do instituto se mantém até as 11h desta quinta (3/2), quando o órgão deve dar novas informações sobre as chuvas no Distrito Federal e regiões próximas.

Em caso de chuvas intensas, o INMET recomenda que alguns cuidados sejam tomados pelos cidadãos. Um deles é não se abrigar embaixo de árvores durante rajadas de vento.

Também não é aconselhável estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, o órgão também recomenda que, quando possível, aparelhos elétricos sejam desligados.

Em caso de dúvidas, mais informações podem ser obtidas na Defesa Civil (199) e no Corpo de Bombeiros (193).

Blogdopa e os previlegios do INMET.

 

Deixe um comentário

Search