Candidato chega por segundos, corre sob aplausos e evita virar “atrasado do Enem” no DF
Faltando pouco menos de 30 segundos para o fechamento dos portões do segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), um candidato viveu momentos de tensão — e de emoção — antes de garantir sua entrada no local de avaliação.
O episódio aconteceu no Ceub, na Asa Norte (DF). O estudante havia chegado de carro, mas estacionou em um portão acima do indicado para a sua entrada. Assim que percebeu o equívoco, precisou correr. Pessoas que acompanhavam o movimento próximo ao local passaram a gritar, orientando-o a acelerar o passo para não perder o exame.
O clima virou torcida. Entre gritos de incentivo, alguns pediam até para que o segurança atrasasse o fechamento do portão. O candidato veio correndo, sob aplausos, e conseguiu entrar a tempo — escapando de protagonizar mais um capítulo da tradicional cena dos “atrasados do Enem”.
A prova no DF
No Distrito Federal, mais de 82 mil estudantes retornaram às salas de aula neste domingo (16/11) para o segundo dia de provas do Enem 2025. Depois de enfrentarem questões de linguagens, ciências humanas e redação no último fim de semana, agora os candidatos encaram matemática e ciências da natureza.
O clima entre os participantes era de calma e concentração, tanto antes quanto durante a abertura dos portões. A prova começou às 13h30. Ao todo, são 45 questões objetivas de ciências da natureza — envolvendo biologia, física e química — e 45 perguntas de matemática.
A duração total desta etapa é de 5 horas, sendo 30 minutos a menos do que o tempo destinado ao primeiro dia de exame.
