Partidos têm até 15 de agosto para realizarem os pedidos de candidatura de quem vai concorrer ao pleito de 2022. No total, há 583 registros.

A poucos dias do fim do prazo para legendas, federações e coligações solicitarem o registro de candidatura dos candidatos, no Distrito Federal, 24 partidos protocoloram o pedido. No total, há 583 candidatos catalogados no sistema do Tribunal Superior Eleitoral.
Na posição com mais candidatos registrados, há um empate entre quatro siglas: PDT, PL, MDB e PSB, com 36 cada.
O partido com menos representantes até a noite dessa sexta-feira (12/8) era o Cidadania, com dois candidatos inscritos à Câmara Legislativa do DF.
Em seguida, fora os quatro que lideram o ranking, aparece o PP, com 35. Depois, também empatados, surgem Republicanos, Solidariedade, PMN, Agir e União Brasil, cada um com 34 nomes registrados.
Nas eleições passadas, em 2018, houve 1.258 pedidos de candidatura. A Corte Eleitoral considerou que 114 eram inaptas e outras 1.144 puderam concorrer. Dos que foram com o nome às urnas, a maioria era do Avante.
À época, o PL – quando ainda era reconhecido como PR – apresentou 56 candidaturas, sendo a maioria para a Câmara Legislativa do DF (CLDF). O MDB lançou 53; PDT registrou 34 e o PSB, 43.
Corrida ao Buriti
Entre os candidatos ao Palácio do Buriti, sete dos nove que se apresentaram como pré-candidatos solicitaram cadastro no TSE. São eles: Keka Bagno (Psol); Leandro Grass (PV); Leila Barros (PDT); Rafael Parente (PSB), Robson da Silva (PSTU); Izalci Lucas (PSDB) e o atual governador, Ibaneis Rocha (MDB).
Ainda faltam Paulo Octávio (PSD), Coronel Moreno (PTB) e Lucas Salles (DC) protocolarem os pedidos de candidatura.
Prazos
Os interessados têm até esta segunda-feira (15/8) para enviarem o pedido do registro ao TSE. O prazo se encerra às 8h para as candidaturas apresentadas pela internet e às 19h, para a entrega de documentação necessária diretamente no TSE ou nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
O pedido passa por análise. Qualquer candidato, partido, federação, coligação ou o Ministério Público pode impugnar o pedido de registro de candidatura em petição fundamentada.
Constatada qualquer falha, omissão ou ausência de documentos necessários o candidato será intimado para que a situação seja resolvida em até três dias.
O primeiro turno do pleito acontecerá no primeiro domingo de outubro, dia 2. Um eventual segundo turno será realizado no dia 30 do mesmo mês. A votação começará às 8h e terminará às 17h, quando serão impressos os boletins de urna.
Blogdopa o jornalismo verdade..




