Pesquisar

Blogdopa | Política: Veja ranking no DF, quatro partidos empatam com 36 candidaturas cada

Partidos têm até 15 de agosto para realizarem os pedidos de candidatura de quem vai concorrer ao pleito de 2022. No total, há 583 registros.

A poucos dias do fim do prazo para legendas, federações e coligações solicitarem o registro de candidatura dos candidatos, no Distrito Federal, 24 partidos protocoloram o pedido. No total, há 583 candidatos catalogados no sistema do Tribunal Superior Eleitoral.

Na posição com mais candidatos registrados, há um empate entre quatro siglas: PDT, PL, MDB e PSB, com 36 cada.

O partido com menos representantes até a noite dessa sexta-feira (12/8) era o Cidadania, com dois candidatos inscritos à Câmara Legislativa do DF.

Em seguida, fora os quatro que lideram o ranking, aparece o PP, com 35. Depois, também empatados, surgem Republicanos, Solidariedade, PMN, Agir e União Brasil, cada um com 34 nomes registrados.

Nas eleições passadas, em 2018, houve 1.258 pedidos de candidatura. A Corte Eleitoral considerou que 114 eram inaptas e outras 1.144 puderam concorrer. Dos que foram com o nome às urnas, a maioria era do Avante.

À época, o PL – quando ainda era reconhecido como PR – apresentou 56 candidaturas, sendo a maioria para a Câmara Legislativa do DF (CLDF). O MDB lançou 53; PDT registrou 34 e o PSB, 43.

Corrida ao Buriti

Entre os candidatos ao Palácio do Buriti, sete dos nove que se apresentaram como pré-candidatos solicitaram cadastro no TSE. São eles: Keka Bagno (Psol); Leandro Grass (PV); Leila Barros (PDT); Rafael Parente (PSB),  Robson da Silva (PSTU); Izalci Lucas (PSDB) e o atual governador, Ibaneis Rocha (MDB).

Ainda faltam Paulo Octávio (PSD), Coronel Moreno (PTB)  e Lucas Salles (DC) protocolarem os pedidos de candidatura.

Prazos

Os interessados têm até esta segunda-feira (15/8) para enviarem o pedido do registro ao TSE. O prazo se encerra às 8h para as candidaturas apresentadas pela internet e às 19h, para a entrega de documentação necessária diretamente no TSE ou nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

O pedido passa por análise. Qualquer candidato, partido, federação, coligação ou o Ministério Público pode impugnar o pedido de registro de candidatura em petição fundamentada.

Constatada qualquer falha, omissão ou ausência de documentos necessários o candidato será intimado para que a situação seja resolvida em até três dias.

O primeiro turno do pleito acontecerá no primeiro domingo de outubro, dia 2. Um eventual segundo turno será realizado no dia 30 do mesmo mês. A votação começará às 8h e terminará às 17h, quando serão impressos os boletins de urna.

Blogdopa o jornalismo verdade..

Deixe um comentário

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Pesquisar