Abastecer com o motor ligado é perigoso e pode ser infração. Veja o que diz o Código de Trânsito sobre isso.
Abastecer o carro com o motor ligado é um hábito que muitos motoristas mantêm por pressa ou desconhecimento. No entanto, essa prática é considerada extremamente perigosa e pode configurar infração de trânsito, além de representar um risco real de incêndios nos postos de combustível.
Entenda o que diz a legislação brasileira sobre o tema e por que é essencial desligar o motor antes de reabastecer.
O que diz o Código de Trânsito Brasileiro
Embora o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)não trate diretamente do ato de abastecer com o motor ligado, essa conduta se enquadra nas normas de segurança obrigatórias em estabelecimentos de serviço, como postos de combustível, e pode gerar penalidades.
O Contran (Conselho Nacional de Trânsito), por meio da Resolução nº 273/2008, determina que o abastecimento deve ocorrer com o veículo devidamente imobilizado e com o motor desligado.
Além disso, o descumprimento dessas normas pode ser enquadrado no artigo 169 do CTB:
“Dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança.”
Penalidade:
- Infração leve;
- Multa de R$ 88,38;
- 3 pontos na CNH.
Riscos de abastecer com o motor ligado
1. Risco de incêndio
O contato entre vapores de combustível e faíscas do sistema de ignição pode causar explosões ou incêndios graves, tanto no carro quanto na bomba de combustível.
2. Acionamento acidental do veículo
Com o motor ligado, basta um toque acidental no pedal do acelerador para o carro se mover de forma inesperada, colocando em risco frentistas e outros clientes.
3. Multas e responsabilização civil
Em caso de acidente, o motorista pode ser responsabilizado civilmente por negligência e imprudência, o que acarreta danos maiores do que apenas a multa administrativa.
Como proceder corretamente ao abastecer
- Sempre desligue o motor antes do abastecimento;
- Certifique-se de que o veículo esteja em ponto morto (ou em “P” no câmbio automático);
- Não fume e evite o uso de celular durante a operação;
- Aguarde o frentista terminar antes de ligar o motor novamente.
Segurança em primeiro lugar
Abastecer com o motor desligado é uma prática obrigatória de segurança, que protege você, os trabalhadores do posto e todos ao redor. Além de evitar multas, esse cuidado simples pode prevenir tragédias.
os previlégios do CNT