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Blogdopa | O que diz a lei sobre deixar o motor ligado ao abastecer o veículo

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Abastecer com o motor ligado é perigoso e pode ser infração. Veja o que diz o Código de Trânsito sobre isso.

Abastecer o carro com o motor ligado é um hábito que muitos motoristas mantêm por pressa ou desconhecimento. No entanto, essa prática é considerada extremamente perigosa e pode configurar infração de trânsito, além de representar um risco real de incêndios nos postos de combustível.

Entenda o que diz a legislação brasileira sobre o tema e por que é essencial desligar o motor antes de reabastecer.

O que diz o Código de Trânsito Brasileiro

Embora o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)não trate diretamente do ato de abastecer com o motor ligado, essa conduta se enquadra nas normas de segurança obrigatórias em estabelecimentos de serviço, como postos de combustível, e pode gerar penalidades.

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito), por meio da Resolução nº 273/2008, determina que o abastecimento deve ocorrer com o veículo devidamente imobilizado e com o motor desligado.

Além disso, o descumprimento dessas normas pode ser enquadrado no artigo 169 do CTB:

“Dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança.”

Penalidade:

  • Infração leve;
  • Multa de R$ 88,38;
  • 3 pontos na CNH.

Riscos de abastecer com o motor ligado

1. Risco de incêndio

O contato entre vapores de combustível e faíscas do sistema de ignição pode causar explosões ou incêndios graves, tanto no carro quanto na bomba de combustível.

2. Acionamento acidental do veículo

Com o motor ligado, basta um toque acidental no pedal do acelerador para o carro se mover de forma inesperada, colocando em risco frentistas e outros clientes.

3. Multas e responsabilização civil

Em caso de acidente, o motorista pode ser responsabilizado civilmente por negligência e imprudência, o que acarreta danos maiores do que apenas a multa administrativa.

Como proceder corretamente ao abastecer

  • Sempre desligue o motor antes do abastecimento;
  • Certifique-se de que o veículo esteja em ponto morto (ou em “P” no câmbio automático);
  • Não fume e evite o uso de celular durante a operação;
  • Aguarde o frentista terminar antes de ligar o motor novamente.

Segurança em primeiro lugar

Abastecer com o motor desligado é uma prática obrigatória de segurança, que protege você, os trabalhadores do posto e todos ao redor. Além de evitar multas, esse cuidado simples pode prevenir tragédias.

os previlégios do CNT

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