Search

Blogdopa | NEOENERGIA BRASILIA E NOVA ESCOLA PRORROGAM CURSO GRATUITO PARA PROFESSORES SOBRE CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA E SUSTENTABILIDADE

WhatsApp Image 2021-03-15 at 17.05.57

Parceria vai até o fim de junho e deve impactar três mil docentes em todo o Distrito Federal

Brasília, 28 de janeiro de 2022 – O curso online e gratuito sobre o consumo consciente de energia elétrica destinado a professores de escolas públicas do Distrito Federal foi prorrogado até o próximo dia 30 de junho.

Promovido pela Neoenergia Brasília e pela Nova Escola, negócio social de educação voltado a oferecer recursos para educadores e a melhorar a educação pública no Brasil, a iniciativa espera atingir três mil docentes na capital federal em 2022.

A FORMAÇÃO – uma ampliação do projeto Educação com Energia, da Neoenergia – faz parte do Programa de Eficiência Energética da concessionária, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e segue sendo ministrada no site da Nova Escola, no endereço https://novaescola.org.br/subhome/182/energia-que-educa. Os interessados em participar do curso devem se inscrever no mesmo endereço.
“A educação é fundamental para a mudança de hábitos dos nossos consumidores. Nós temos certeza de que a parceria com a Nova Escola é muito positiva para atingir esse objetivo”, destaca Ana Mascarenhas, gerente de Eficiência Energética da Neoenergia.

Ana Ligia Scachetti, gerente pedagógica e de conteúdos da Nova Escola, acredita que é necessário encontrar parceiros que reconheçam o potencial da educação. “A parceria com a Neoenergia tem sido rica e produtiva. O projeto tem uma entrega completa, que vai da sensibilização até conteúdos pedagógicos práticos e formações para os educadores”, revela Ana Ligia.

Os conteúdos sobre energia elétrica abordados na formação estão previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que norteia o ensino no Brasil. O objetivo da iniciativa é impactar professores e aproximadamente 600 mil estudantes do Distrito Federal, da Bahia, do Rio Grande do Norte, de Pernambuco e de São Paulo, locais de atuação das distribuidoras da Neoenergia.

O curso, iniciado em julho do ano passado, já contou com a participação de 814 professores da área de concessão da Neoenergia Brasília. Os docentes fizeram a trilha formativa autoinstrucional, com quatro aulas que estão disponibilizadas para todos os participantes no site da Nova Escola.

Além das aulas, os professores têm acesso a uma comunidade digital para interação e um Nova Escola Box, com conteúdos digitais e sugestões de atividades para serem aplicadas em sala de aula. Entre os conteúdos, está o e-book “A matriz energética do Brasil”, atividades de ciências e geografia sobre fontes renováveis como solar e hidráulica, entre outros materiais. O objetivo é oferecer soluções transversais e integradoras sobre o tema, além dos Projetos Interdisciplinares na BNCC.

PROJETOS – A iniciativa oferece ainda uma tutoria para realização de projetos sobre o tema, com acompanhamento de especialistas. Os melhores projetos serão divulgados pela Nova Escola.

Todos os conteúdos utilizam as diretrizes pedagógicas do projeto Energia que Transforma, criado para integrar a eficiência energética em diversas disciplinas, estimulando a contextualização e a autonomia dos estudantes. Os professores são orientados a utilizar as metodologias ativas e de acordo com as competências e habilidades previstas na BNCC.

VALORIZAÇÃO – A Nova Escola é uma organização de impacto social sem fins lucrativos que entrega conteúdos, produtos e serviços para apoiar, facilitar e valorizar toda a jornada do educador brasileiro. Sua missão é fortalecer educadores para transformar a Educação pública brasileira e possibilitar que os alunos desenvolvam o máximo do seu potencial. Está no segmento há mais de 35 anos e é acessada por cerca de 2,7 milhões de usuários por mês.

Nascida como uma revista especializada em Educação Básica, com foco no ensino e aprendizagem, a Nova Escola vem investindo em ampliar os formatos e ferramentas que apoiam o dia a dia dos professores e gestores no Brasil. Entre as iniciativas, estão a oferta de cursos online, formações, planos de aula alinhados à BNCC e conteúdos editoriais.

Blogdopa e os previlegios da Neoenergia.

Deixe um comentário

Search