Pesquisar

Blogdopa | Não podemos vender ilusão para os usuários”, afirma Zeno sobre tarifa zero

O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Andrade, destacou que a proposta de ampliar a gratuidade no transporte público deve ser tratada com responsabilidade. “Não podemos vender ilusão para os usuários e contribuintes. Já temos um programa de gratuidade muito robusto. O Vai de Graça, aos domingos e feriados, é um sucesso — trouxe inclusão social, movimentou o comércio, aumentou a renda e gerou empregos”, afirmou.

Segundo ele, para ampliar o benefício a outros dias da semana, seria necessário considerar os impactos operacionais e financeiros. “A demanda aumentaria muito. Teríamos que expandir frotas, implantar mais corredores exclusivos e terminais de integração, o que exige novos investimentos”, explicou.

Ao comentar as principais reclamações dos usuários — como atrasos, superlotação nos horários de pico e longos intervalos entre as viagens, Zeno ressaltou as ações em andamento para melhorar o serviço. “Precisamos aumentar o número de viagens que cada ônibus realiza. Para isso, estamos recuperando os investimentos nos corredores exclusivos, com a conclusão das obras dos BRTs Oeste e Sul, além do BRT Sudoeste e, em breve, o BRT Norte. Essas medidas permitem que a mesma frota realize mais viagens. Mesmo assim, ampliamos a frota de 2019 a 2025, com a inclusão de mais de 300 veículos”, pontuou.

Sobre o anúncio feito em fevereiro a respeito da criação de um consórcio entre o Entorno e o Distrito Federal para reduzir as tarifas do transporte intermunicipal, o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Andrade, explicou que ainda há uma discussão em curso para definir de quem será a responsabilidade sobre o sistema semiurbano. Segundo ele, para que o consórcio avance, é necessário que os governadores de Goiás e do Distrito Federal assinem o protocolo de intenções. A partir daí, o projeto de lei poderá ser encaminhado.

Deixe um comentário

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Pesquisar