#Blogdopa, Museu do SLU recebe mais de 800 visitas em um mês

0
123
Silvio Vieira, presidente do serviço de limpeza urbana (SLU), vem desenvolvendo um excelente trabalho a frente da empresa pública. As cidades do DF ganham papa lixos, para que os resíduos não fiquem vulneráveis, onde os cavalos e cachorros rasgavam os lixos colocados por moradores das cidades.
nós contentes enterrados, os lixos depositado não tem como ser rasgados, uma vez que existe um caminhão próprio para o recolhimento dos mesmos, os serviços ganham qualidades e agilidades em tudo.

“Mudanças importantes tiver que ser tomadas na empresa para dar agilidade e qualidade nos serviços da empresa” diz: vieira.

O projeto museus

Instalada de forma itinerante no Venâncio Shopping, local de mais acessibilidade, mostra reúne peças do acervo original da instituição

O Museu da Limpeza Urbana já recebeu mais de 800 visitas no primeiro mês de funcionamento em sua nova localização, o Venâncio Shopping, no Plano Piloto. O número mostra o sucesso da iniciativa de tornar a instituição um espaço itinerante e mais acessível ao público. Em todo o ano de 2019, quando estava instalado na Usina do P Sul, em Ceilândia, o espaço cultural recebeu 1.106 visitantes.

No novo local é possível encontrar parte do acervo original do museu. São mais de 100 peças encontradas em locais de descarte, como usinas e antigo Lixão da Estrutural. São máquinas fotográficas antigas, máquinas de datilografia, aparelhos de TV e equipamentos de vinil, entre outros. São peças que trazem uma reflexão sobre o ciclo de consumo e o descarte correto dos resíduos.

O historiador e jornalista Ramom Gusmão visitou o museu pela primeira vez e se admirou com o acervo. “Me interesso muito por museus”, disse. “Trabalho no shopping e me surpreendi com as peças. Sempre reflito muito sobre o significado do lixo, sobre como ele conta a história de vida das pessoas, sua cultura e até de uma civilização. Essas peças mostram o quanto a gente avançou na tecnologia, mas muito pouco se refletiu sobre o consumo e o desperdício dos produtos”.

Leia também

SLU participa da Feira do Morango, em Brazlândia

SLU participa de debate sobre resíduos sólidos no Plano Piloto

SLU inicia nesta semana instalação de mais 800 lixeiras

Servidora do SLU há 30 anos, Elizete Baltazar é uma das responsáveis por receber o público no museu. Ela, que já foi gari no passado, conta, entusiasmada, a boa receptividade dos visitantes.

“Foi muito interessante esse primeiro mês”, relata. “Essa mudança para o Venâncio deu oportunidade para muitas pessoas conhecerem e saberem da existência do Museu da Limpeza Urbana. As pessoas ficam impressionados com as peças antigas, alguns visitantes até já nos ensinaram como usar o aparelho de telex.”

Para quem quiser visitar o Museu da Limpeza Urbana, o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, no térreo do Venâncio Shopping, lojas 77 e 78. A entrada é gratuita e não precisa de agendamento.

Blogdopa, o Portal Alfa fogo das notícias o jornalismo verdade.