Os 59 mil motoristas que atuam no transporte por aplicativo no Distrito Federal têm até 17 de dezembro para instalar nos veículos o novo adesivo com QR Code, criado para ampliar a segurança, a transparência e a confiança no serviço.

Para obter o código, os condutores precisam atualizar seus dados no Portal do Condutor da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), incluindo o envio de uma foto. Após essa etapa, é necessário acessar o menu “Emissão de Dístico STIP” e imprimir o selo, que deve ser fixado no parabrisa em local visível tanto para os passageiros quanto para os agentes de fiscalização.
O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, alerta que o motorista que não fizer a instalação estará sujeito a sanções administrativas, que podem incluir multas e até a apreensão do veículo em casos de transporte não autorizado.
Como vai funcionar
O QR Code poderá ser lido por qualquer smartphone e dará acesso a informações básicas do serviço, como:
- autorização do veículo;
- nome do motorista;
- placa;
- modelo do carro.
Para a fiscalização, o sistema permitirá uma consulta mais completa, com dados atualizados em tempo real, como número da autorização vigente, foto do prestador e vínculo com a operadora.
A Semob reforça que o sistema possui mecanismos avançados de segurança da informação e criptografia, impedindo clonagem ou falsificação. Além disso, o uso respeita totalmente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo que informações sensíveis fiquem restritas às autoridades competentes.

