Search

Morro da Cruz em São Sebastião, começa a receber infraestrutura após assinatura do governador IBANEIS Rocha.

Iniciada a regularização no local, 20 mil famílias recebem obras de construção da rede de energia elétrica

Um antigo sonho de mais de 20 mil famílias que moram no Morro da Cruz, em São Sebastião, está finalmente sendo realizado. As obras para instalação da rede de energia elétrica chegaram. Isto vai proporcionar o fornecimento de energia regularizado e fazer com que, em breve, os moradores saiam definitivamente da clandestinidade.

Nesta primeira etapa, estão sendo instalados 314 postes, 28 transformadores e 12,5 quilômetros de fiação de alta e baixa tensões, além de substituição e fiações defasadas e regularização de ligações clandestinas

A melhoria faz parte do processo de regularização fundiária da área, que teve início com a assinatura pelo governador Ibaneis Rocha do decreto para regulamentar a Lei Complementar n° 986/2021, a lei da Reurb. Nesta primeira etapa, estão sendo instalados 314 postes, 28 transformadores e 12,5 quilômetros de fiação de alta e baixa tensões, além de substituição e fiações defasadas e regularização de ligações clandestinas.

A chegada dos postes e da nova fiação pretende conferir um maior nível de segurança para a população local, como atesta a dona de casa Flávia Gomes, 34 anos, e que mora no Morro da Cruz há oito. “É muito precário, a energia vive caindo. Agora vai melhorar muito, vamos saber o quanto estamos gastando, hoje a gente faz um rateio. Vou finalmente poder pagar a minha própria conta de luz”, avalia ela, que mora com os três filhos.

O sentimento de esperança é compartilhado pelo autônomo Gilberto Lopes, 52 anos. “Tivemos muitos problemas com as gambiarras, as quedas de energia são constantes. Agora vai melhorar muito a situação, tanto a minha quanto a dos outros moradores. Era algo que a gente esperava há muito tempo”, avalia ele, que mora no Morro da Cruz desde 2013.

“Vou finalmente poder pagar a minha própria conta de luz”, comemora Flávia Gomes, 34 anos, que há 8 mora no Morro da Cruz| Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

O administrador regional de São Sebastião, Alan Valim, ressalta o significado que a chegada dos postes e da fiação tem para a cidade. “É uma luta que começou desde o início da gestão e que finalmente está sendo concluída. O governador determinou, logo após a regularização dessas áreas, que as melhorias chegassem o mais rápido possível”, destacou.

“As obras para instalação de energia elétrica regular aos moradores de São Sebastião são resultado direto do esforço conjunto de órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF). Além de prever novas áreas, garantiu a todas aquelas passíveis de regularização a possibilidade de instalação de infraestrutura básica, como energia elétrica, drenagem, saneamento básico e asfalto”, ressaltou o secretário executivo de Licenciamento e Regularização Fundiária, Marcelo Vaz.

Leia também

Com a sanção da lei, fica permitido também ao poder público iniciar obras de infraestrutura em núcleos urbanos informais em processo de regularização | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

GDF concluiu um processo de regularização por mês

Os clientes regularizados junto à Neoenergia podem se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede até 65% de desconto na conta de energia. Os moradores do Morro da Cruz também serão orientados quanto à necessidade de adequações e manutenções nas instalações internas dos imóveis.

Blogdopa, o Portal Alfa fogo das notícias o jornalismo verdade e os previlegios da Agência Brasília.

Deixe um comentário

Search