A cantora Preta Gil morreu neste domingo (20/7), aos 50 anos, após longa batalha contra o câncer
Morreu nesta domingo (20/7) a cantora Preta Gil, aos 50 anos. Ela estava nos Estados Unidos para dar sequência ao tratamento contra o câncer.
A notícia foi confirmada pela coluna Fábia Oliveira e pela assessoria da artista ao Portal
A última vez que a cantora subiu ao palco foi durante a turnê de despedida do pai dela, Gilberto Gil, intitulada de Tempo Rei. Na ocasião, que ocorreu no dia 26 de abril, os dois se emocionaram ao cantar lado a lado.
A notícia da morte de Preta Gil, abalou profundamente o Brasil — e especialmente sua família. De acordo com fontes próximas, o cantor Gilberto Gil, pai da artista, teria passado mal ao receber a confirmação do falecimento da filha, vítima de complicações decorrentes de um câncer colorretal.
Segundo relatos, Gilberto Gil, que acompanha de perto o tratamento da filha desde o diagnóstico, estava no Brasil e foi informado da notícia por familiares. O impacto emocional teria sido tão forte que o cantor e ex-ministro da Cultura precisou ser atendido em casa por uma equipe médica.
Até o momento, a assessoria de imprensa da família não confirmou oficialmente o estado de saúde de Gil, mas pessoas próximas afirmam que ele já está estável, sendo acompanhado por profissionais e cercado por familiares.
Preta Gil vinha travando uma batalha pública contra o câncer desde 2022, quando revelou o diagnóstico nas redes sociais. Ao longo dos meses, ela compartilhou com os fãs momentos difíceis do tratamento, mostrando força, fé e coragem diante da doença.
Preta e Gilberto interpretaram Drão, canção composta em homenagem à terceira esposa do cantor e mãe de Preta, Sandra Gadelha. Durante a apresentação, arquivos pessoais da família foram exibidos nos telões.
“Pai, que momento lindo que a gente está vivendo. Poder cantar juntos, cantar “Drão”, essa canção que você fez para minha mãe… Então, eu estou emocionada, feliz e orgulhosa de você. Muito mesmo”, disse a Preta ao compartilhar vídeo do momento nas redes sociais.
Durante a apresentação, arquivos pessoais da família foram exibidos nos telões. A presença de Preta ocorre após a artista ter recebido alta hospitalar após 14 dias internada.
Morte de Preta Gil
A cantora morreu após lutar contra um câncer colorretal desde janeiro de 2023. Em agosto de 2024, ela passou por uma cirurgia para remover os tumores. No entanto, exames posteriores indicaram que o câncer havia se espalhado para quatro outras regiões do corpo, o que exigiu a retomada do tratamento.

