Justiça condena homem que invadiu creche armado e feriu bebê na Estrutural
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) condenou Lucas Barbosa Arantes por invadir uma creche na Estrutural, em junho deste ano, armado e com intenção de vingança. Na ocasião, ele agrediu a proprietária do local, ameaçou funcionários e deu uma coronhada na cabeça de um bebê de 1 ano, filho da dona da instituição.
A pena foi fixada em 6 anos, 7 meses e 10 dias de reclusão, pelos crimes de:
- Porte ilegal de arma de fogo;
- Disparo em via pública;
- Ameaça;
- Lesão corporal;
- Resistência;
- Violação de domicílio.
Segundo a sentença, Lucas foi ao local após ser acusado de furtar um notebook e teria decidido se vingar. Armado, apontou a arma para terceiros, efetuou um disparo na via pública quando tentaram impedir sua entrada, agrediu agentes militares e resistiu à prisão.
Durante o julgamento, a defesa pediu a absolvição do réu, mas o magistrado da 7ª Vara Criminal de Brasília rejeitou o pedido, afirmando que as provas são “firmes” e deixam clara a responsabilidade do acusado. A decisão ainda cabe recurso.
Relembre o caso
O episódio ocorreu em 27 de junho, quando Lucas Barbosa Arantes, 28 anos, invadiu a instituição de ensino que atendia 60 crianças — 45 delas estavam presentes no momento. A ação provocou desespero entre monitoras e alunos, registrado por câmeras de segurança.
A motivação seria uma rixa relacionada à acusação de furto de um notebook pertencente à irmã de Lucas. Em mensagens enviadas ao filho da proprietária da creche, o suspeito exibiu uma arma e fez ameaças.
No mesmo dia, ele esteve pelo menos três vezes na creche, intimidando funcionários e visitantes até chegar ao ponto crítico, quando feriu o bebê de 1 ano. Testemunhas afirmaram que ele portava arma com munição, aumentando o clima de pânico.
Após fugir, Lucas foi encontrado escondido dentro de uma caixa d’água no telhado de uma residência. A prisão foi feita por equipes da PMDF e da PCDF. Durante a tentativa de fuga, ele sofreu lesão leve e foi conduzido à 8ª Delegacia de Polícia.
