Programa de educação ambiental leva alunos de escolas públicas aos parques do DF
Na manhã dessa quinta-feira, 6 de junho, o Instituto Brasília Ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema) e a Secretaria de Educação (SEE) assinaram novo Termo de Cooperação Técnica (TCT) para dar continuidade ao trabalho do Programa Parque Educador.
A ação ocorreu durante o evento Conexão Ambiental, que faz parte da programação comemorativa ao Dia do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho.
Na ocasião, a vice-governadora Celina Leão falou da importância da educação ambiental para as crianças. “A educação é a base de tudo. Crianças que têm a oportunidade de ter essa pauta ambiental, vivenciar isso no dia a dia, crescem diferentes, com a cabeça diferente, e podem nos ajudar muito mais que sendo só agentes, mas sendo também transformadores”, comemorou.
A assinatura do Termo de Cooperação Técnica garante a continuidade do Parque Educador por mais cinco anos, além de possibilitar uma expansão das ações em outras Unidades de Conservação. Atualmente, o programa é sediado nos parques ecológicos de Águas Claras, Riacho Fundo, Saburo Onoyama (Taguatinga) e Três Meninas (Samambaia), e no Monumento Natural Dom Bosco e na Estação Ecológica de Águas Emendadas (Esecae), em Planaltina.
Segundo o presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, o Parque Educador tem o objetivo de formar futuros cidadãos com consciência ambiental, e a ampliação desse programa será muito importante para alcançar mais alunos. “Queremos ampliar a quantidade de escolas para poder levar mais crianças para as nossas unidades de conservação e mostrar para elas no dia a da, na prática, o que é preservar o meio ambiente e que importância isso tem”, comentou o dirigente.
O secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes, completou dizendo que “a criança de fato é a mola propulsora da consciência ambiental e só investindo em educação ambiental estaremos investindo na vida”.
O evento contou com a presença dos alunos de seis escolas participantes do Parque Educador e realizou diversas atividades, como contação de história pela educadora ambiental do Brasília Ambiental Mariana dos Anjos, teatro do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), teatro do Serviço de Limpeza Urbano (SLU) e feira de produtos sustentáveis da agricultura familiar, entre outros.
Participaram ainda da cerimônia a secretária de Educação, Helvia Paranaguá, a reitora da Universidade de Brasília (UnDF), Simone Benck, os deputados distritais Martins Machado e Daniel de Castro, e o representante do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Marcos Solentino.
Programa – O Parque Educador, iniciado em 2018, foi pensado e idealizado para fortalecer a educação ambiental, ampliar o espaço educativo das escolas públicas e aumentar a integração dos parques com a comunidade.
Os conteúdos ministrados em sala de aula são ampliados por meio de trilhas guiadas, oficinas, práticas integrativas de saúde, palestras e vivências com a natureza.
As atividades são desenvolvidas por professores capacitados e disponibilizados pela Secretaria de Educação. O diferencial deste projeto de receptivo é que cada turma inscrita participa de um ciclo de aulas planejadas e encadeadas ao longo do semestre, o que possibilita um processo de sensibilização mais profundo junto aos estudantes.
Blogdopa o jornalismo verdade e os previlegios do Ibram