Search

Blogdopa | IBRAM: Brasília Ambiental lança cartaz Serpentes do Cerrado Nova publicação integra coleção elaborada pela Unidade de Educação Ambiental

Dando início à programação da semana do meio ambiente e, em comemoração ao Dia Nacional da Educação Ambiental, que é celebrado no dia 3 de junho, o Instituto Brasília Ambiental lançou nesta terça-feira (3), o cartaz Serpentes do Cerrado, da coleção Eu Amo Cerrado, desenvolvido pela Unidade de Educação Ambiental da autarquia.

A coleção visa levar informações sobre a biodiversidade do bioma, despertando a curiosidade e sensibilizando o público para a preservação das riquezas naturais.
O evento, realizado na sala de múltiplas funções do órgão ambiental, contou com a presença do presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer e do secretário de Meio Ambiente, Gutemberg Gomes. Também estiveram presentes: o chefe da Unidade de Educação Ambiental, Luiz Felipe Blanco; o chefe da Central de Atendimento ao Cidadão do órgão, Marcus Paredes; e a bióloga Elis Teixeira, que participaram ativamente da elaboração da publicação.

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, destaca a relevância da promoção do Dia Mundial do Meio Ambiente e da Educação Ambiental. “Despertar a consciência da população sobre a importância de preservar o meio ambiente com a adoção de práticas sustentáveis no cotidiano de cada um é fundamental para a manutenção do equilíbrio do meio ambiente. Iniciativas de educação ambiental, como essa, são fundamentais em nossa sociedade”, disse.

O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, ressaltou o papel da educação ambiental em realizar ações práticas que levam à conscientização e a transformação. “Eu mesmo sou fruto destas ações de educação ambiental, pois eu, que sou um arquiteto urbanista e nunca imaginei que aprenderia tantas coisas relacionadas à área ambiental, após assumir a presidência do Brasília Ambiental. A minha visão de mundo hoje é totalmente diferente e a minha vida é o meio ambiente”, explicou o gestor.
“Fico feliz ao ver a continuidade de boas políticas públicas, como a elaboração dos materiais da coleção Eu Amo Cerrado. É muito necessária a conscientização ambiental em projetos como esse, assim como, em tantos outros, a exemplo, das blitzen educativas para a prevenção dos incêndios florestais”, disse o secretário de Meio Ambiente, Gutemberg Gomes.

Durante o lançamento foi exibido, ainda, um vídeo do pesquisador Arthur Sena, que por anos trabalhou em equipe de especialistas em serpentes e que inspirou o desenvolvimento do novo cartaz. E a entrega simbólica da publicação emoldurada à mãe do estudioso, a servidora pública Elaine Sena, que representou o filho que não pode comparecer ao evento.

Após o encerramento de inauguração da publicação foi realizada uma palestra com o biólogo e mestre em ecologia Humberto Nappo, que fez uma apresentação sobre as características das serpentes do Cerrado.
Exemplares do cartaz Serpentes do Cerrado estarão disponíveis na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) do Instituto para interessados. Podem ser retirados de forma gratuita.

Programação – A programação da Semana do Meio Ambiente, realizada em função do 5 de junho, Dia Mundial  do Meio Ambiente, terá sequência com a programação abaixo:
3/6
– Lançamento da exposição do programa Eu Amo o Cerrado no Projeto Circuito Cerrado do Instituto Arvoredo –  Brazlândia
– Visita dos estudantes do Programa Parque Educador
– Oficina de Artesanato Sustentável, no Centro de Práticas Sustentáveis (CPS) às 15h. Inscrições: https://forms.gle/zfWkdkGKLE2ZDuPC8 (vagas limitadas!)
– Toca Literária – Rodas de Leituras de histórias – Parque Ecológico Saburo Onoyama
Matutino: 9h às 11h / Vespertino: 14h às 16h

Vídeo da programação do Meio Ambiente 

os previlegios do IBRAM 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Search