O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), comentou os pedidos de impeachment apresentados contra ele na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O chefe do Executivo local afirmou estar “tranquilo” e “totalmente limpo” em relação às investigações que envolvem o Banco Master.
As declarações foram feitas durante a inauguração do Na Hora Empresarial, nesta terça-feira (3/2). Segundo Ibaneis, as solicitações protocoladas por parlamentares da oposição fazem parte do processo democrático e não geram preocupação quanto ao andamento das investigações.
“Isso é normal, é o trabalho da oposição. É extremamente democrático que eles o façam. Mas estamos muito tranquilos em relação a isso, porque eu tenho certeza que estou totalmente limpo nessa história”, afirmou o governador.
Os pedidos de impeachment foram apresentados após investigações que envolvem relações entre o Banco Master e o Banco de Brasília (BRB). Apesar disso, Ibaneis avalia que as solicitações não devem avançar dentro da Câmara Legislativa. O governador também declarou que, caso haja abertura de investigação, defende que o processo ocorra com transparência.
“Eu acredito que elas não sejam nem abertas. Mas, se no caso forem abertas, que façam uma bela investigação e deixem tudo transparente”, disse.
Durante o evento, Ibaneis também comentou sobre encontros com o banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master. O governador ressaltou que o empresário mantém diálogo com diversas lideranças políticas e citou reuniões do banqueiro com o presidente da República.
“Ele era um empresário muito conhecido. Nós temos aí a situação do próprio presidente Lula ter recebido [Vorcaro] por quatro vezes. Isso não é um problema para o presidente Lula. E a gente sabe que todos esses empresários têm relacionamento com políticos. O que importa é o tamanho do relacionamento”, pontuou.
