O secretário da Casa Civil do Distrito Federal, Gustavo Rocha, filiou-se ao Republicanos na noite desta terça-feira (16/9). Advogado e aliado próximo do governo, ele será candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Celina Leão (PP) nas eleições de 2026, confirmou o governador Ibaneis Rocha (MDB).
Na mesma ocasião, a deputada distrital Jane Klebia e o administrador de Taguatinga, Bispo Renato Andrade, também formalizaram a entrada no Republicanos, reforçando o grupo político que deve compor a aliança para a disputa.
Segundo Ibaneis Rocha, a entrada dos novos filiados fortalece o Republicanos dentro da base governista e “consolida” a aliança do partido com seu grupo político.
“Nós temos um objetivo muito claro – eu, o presidente Marcos [Pereira] e o Republicanos – de formar uma boa bancada de deputados distritais. Por isso, apoiei a filiação de várias pessoas que estavam no meu partido [MDB], inclusive a deputada Jane Klebia, para reforçar essa bancada. Também queremos eleger uma boa representação de deputados federais pelo Republicanos e, assim, chegar ao governo junto com o partido, com a indicação do Gustavo para nossa Vice-Governadoria”, afirmou.
A vice-governadora Celina Leão destacou que a confirmação do Republicanos como aliado político reforça a unidade do grupo de centro-direita no Distrito Federal para as eleições de 2026.
“É um projeto claro, um projeto de trabalho, um projeto que transformou essa cidade. Esse governo contratou 36 mil servidores públicos, criou o plano de saúde do servidor e já entregou mais de seis mil obras no Distrito Federal”, afirmou.
Sobre a relação com Gustavo Rocha, seu pré-candidato a vice, Celina lembrou a convivência mais próxima durante a intervenção na segurança pública em 2023. “Gustavo é um homem sério, de poucas palavras, mas de muita ação”, disse.
O evento de filiação ao Republicanos ocorreu na casa do empresário Leonardo Valverde, no Lago Sul. Participaram da reunião o presidente nacional do partido, deputado federal Marcos Pereira (SP), e o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
Quem é
Gustavo Rocha, atual secretário da Casa Civil do Distrito Federal, é advogado e já atuou como ministro dos Direitos Humanos no governo Michel Temer (MDB).
Anteriormente, atuou como conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e como subchefe de Assuntos Jurídicos da Presidência da República.
O chefe da Casa Civil do Distrito Federal, Gustavo Rocha, contratou duas ex-funcionárias da TV Globo para a recém-criada assessoria de comunicação da pasta.
Ex-globais integram a assessoria de comunicação do chefe da Casa Civil
A comunicação de Gustavo Rocha, chefe da Casa Civil do Distrito Federal, é coordenada pela Assessoria de Comunicação da pasta. A atual chefe dessa assessoria é Maria Fernanda Soares Pinto, conhecida como Mafê.

Ela possui quase 30 anos de experiência no telejornalismo, tendo atuado como repórter e apresentadora com foco na cobertura local do Distrito Federal. Mafê foi nomeada para o cargo em abril de 2025, juntamente com Minane Ribeiro e Fernanda Makino, ambas ex-jornalistas da TV Globo e da BandNews, respectivamente.
Além dela, a equipe conta com a ex-editora do DF1, Minane Ribeiro, e a jornalista Fernanda Makino, que atuou na BandNews e, recentemente, integrava a equipe de comunicação do GDF, na Agência Brasília.


O decreto com as nomeações foi assinado pela governadora em exercício, Celina Leão (PP), e publicado na edição do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (15/4).
O contato institucional da Assessoria de Comunicação da Casa Civil do DF é o e-mail: ascom.caci@buriti.df.gov.br e o telefone (61) 3961-1555