Obra histórica será feita em três etapas, incluindo a construção de um anexo de três andares, novo laboratório e radiologia mais modernizada.
Inaugurado em 28 de dezembro de 1976, o Hospital Regional de Planaltina nunca passou por uma obra de reforma na estruturação do local. Porém, 44 anos depois, três projetos de reforma e ampliação de leitos de internação e UTI estão sendo providenciados para entrar em licitação ainda no primeiro semestre de 2021.
As reformas que vão acontecer na Unidade de Radiologia e do laboratório de exames, e na construção de um bloco anexo de três andares com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) vão possibilitar o aumento da capacidade de atendimento da saúde pública no hospital, que é referência na região administrativa.
“Será a modernização de uma área que dará a possibilidade de atendermos futuramente com equipamentos mais modernos”, avisa a diretora administrativa da Região de Saúde Norte da Secretaria de Saúde, Kelly de Paula Lopes.
A obra estruturante do Hospital Regional de Planaltina prevê também a construção de um bloco anexo de três andares onde ficará a UTI com
Oito leitos e as alas de internação de adultos, já existente – e a infantil, inédita. Terá também diálise, odontologia, assistência social, fisioterapia, fonoaudiologia, vacinação e vigilância epidemiológica, além de salas administrativas.
Serão investidos R$ 19 milhões com a publicação do edital de licitação prevista para março.
Laboratório e banco de sangue
A reforma com a ampliação do bloco de apoio diagnóstico contemplará o pavimento abaixo da maternidade do hospital e será destinado à criação do Laboratório de Patologia Clínica e do banco de sangue.
O espaço ocupado hoje por esse tipo de atendimento é pequeno e mudará de local, abaixo da maternidade, aumentando a capacidade de atendimento a até 400 pacientes hematológicos por dia.
A área de reforma com ampliação é de 831,30 metros quadrados e está orçada em R$ 3,5 milhões. Em fase de produção, o edital de licitação está previsto para maio de 2021.