DF reforça ações de acolhimento e tratamento a usuários de drogas e destaca parcerias comunitárias

Durante a abertura do 10º Congresso Internacional Freemind, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o secretário de Governo do Distrito Federal, José Humberto Pires de Araújo, representando o governador Ibaneis Rocha, destacou iniciativas voltadas ao enfrentamento do uso problemático de álcool e outras drogas.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) divulgou que, nesta segunda-feira (17), serão conhecidas as instituições aprovadas na primeira fase do credenciamento para oferta de vagas gratuitas de acolhimento voluntário a adultos usuários de substâncias. Ao todo, 234 entidades serão chamadas para assinatura dos contratos, resultando na criação de 5.500 novas vagas. Com isso, o país passará de 10,5 mil para cerca de 16 mil atendimentos, alcançando metas previstas no planejamento estratégico do governo federal até 2026, que também prevê pesquisas, capacitações e fiscalizações das instituições credenciadas.
No âmbito local, o DF mantém programas próprios e aposta em parcerias com comunidades terapêuticas. José Humberto destacou o Hotel Social, que já atendeu mais de 1,6 mil pessoas, oferecendo acolhimento, higiene e suporte a usuários em situação de rua que desejam reconstruir suas vidas. “É uma estrutura de referência que demonstra caminhos concretos para quem busca retomar sua trajetória”, ressaltou.
O governo também reforça convênios com comunidades terapêuticas, como uma unidade no Guará, que atende mais de 60 pessoas em processo de recuperação. Além disso, um terreno foi destinado à Fazenda da Esperança, que construirá uma nova unidade masculina gratuita, ampliando o atendimento que já existe para mulheres.
Outro ponto abordado foi a importância de diferenciar os perfis da população em situação de rua, identificando casos relacionados ao uso problemático de drogas e aqueles de escolha de vida. Programas integrados, como o Renova DF, têm promovido reinserção social e profissional, beneficiando mais de 20 mil pessoas, incluindo imigrantes venezuelanos, com formação em áreas como construção civil.
Segundo José Humberto, os resultados mais efetivos surgem quando políticas públicas diversas atuam de forma articulada. “A integração de ações é o que gera impacto real. O trabalho social exige cooperação entre governo e entidades especializadas”, afirmou.


