Pesquisar

Blogdopa | GDF decreta ponto facultativo nesta sexta (2/1); Governo Federal não adere

Os servidores do Governo do Distrito Federal (GDF) terão um dia a mais de descanso no início de 2026. O governador Ibaneis Rocha (MDB) decretou, no último dia 23 de dezembro, ponto facultativo na sexta-feira, 2 de janeiro, para os órgãos da administração pública direta e indireta do DF.

A medida, no entanto, não se estende aos servidores públicos federais. Isso porque o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) não incluiu a data na lista oficial de feriados e pontos facultativos nacionais para 2026.

Exceções no DF

De acordo com o decreto assinado pelo governador, o ponto facultativo não se aplica aos serviços considerados essenciais. Assim, áreas como saúde, segurança pública, vigilância sanitária, fiscalização tributária, comunicação, assistência social, limpeza urbana, fiscalização do consumidor, fiscalização de transporte e fiscalização de proteção urbanística deverão seguir as orientações das respectivas chefias.

O documento também determina que as unidades responsáveis por atendimentos essenciais à população mantenham escalas de trabalho, a fim de assegurar a prestação ininterrupta dos serviços públicos no Distrito Federal.

Deixe um comentário

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Pesquisar