A pesquisa mostra que, a menos de cinco meses das eleições, 33,1% do eleitorado brasiliense ainda não sabe em quem votar.
A disputa pela única vaga do Distrito Federal no Senado tem quatro possíveis candidatos empatados, conforme revela a pesquisa exclusiva portal/ Metrópoles/Ideia, divulgada nesta quarta-feira (18/5).
A deputada federal Flávia Arruda (PL), o senador Reguffe (União Brasil), a deputada federal Erika Kokay (PT) e a ex-ministra Damares (Republicanos) estão tecnicamente empatados.
Mais Flávia Arruda, leva a melhor.
O levantamento é o primeiro de uma série de nove encomendados por Portais ao Instituto Ideia.
As pesquisas para aferir a preferência do eleitorado brasiliense serão divulgadas até a véspera do segundo turno.
Além da disputa pelo Senado, haverá sondagens para os cargos de presidente da República e governador.
Segundo a pesquisa, Flávia tem 14,6% das intenções de votos, enquanto Reguffe possui 13,9%. Erika Kokay é apontada por 13% dos eleitores, e 11,4% disseram que votariam em Damares se as eleições fossem hoje.
A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos; por isso, todos estão tecnicamente na mesma posição.
O advogado Paulo Roque (Novo) tem 2,8% das intenções de votos, seguido de Ana Prestes (PCdoB), com a preferência de 0,6% dos eleitores.
A pesquisa mostra que, a menos de cinco meses das eleições, 33,1% do eleitorado brasiliense ainda não sabe em quem votar para senador.
E 10,6% disseram que vão optar pelo voto branco ou nulo.
Rejeição
O quarteto preferido para a vaga no Senado também lidera a lista dos nomes mais rejeitados: 17% disseram que não votariam de jeito nenhum em Erika; 14,6% rejeitam Damares; 14% não escolheriam Flávia; e 10% dispensam Reguffe.
Foram entrevistadas 1.200 pessoas na faixa etária de 16 anos ou mais, com Título de Eleitor, em todas as regiões administrativas do Distrito Federal, entre os dias 11 e 16 de maio.
A pesquisa quantitativa foi realizada com aplicação de questionário estruturado, por meio de inquérito telefônico, com plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado.
A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números DF-09593/2022 e BR-04114/2022.
Blogdopa o jornalismo verdade.


