Pesquisar

Blogdopa | Fiscalização termina com detentos recolhidos por violar normas do saidão de Natal no DF

Um grupo de 12 detentos beneficiados com a saída temporária de Natal foi recolhido pela Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF) e retornou ao presídio antes do prazo previsto. A medida ocorreu durante uma megaoperação das forças de segurança do DF, coordenada pelo sistema penitenciário, realizada na última terça-feira (23/12) para fiscalizar os presos autorizados a passar o Natal com familiares.

Ao todo, 1.689 detentos receberam o benefício do chamado saidão na última segunda-feira (22/12). Desses, 61 são mulheres. Todos devem retornar às unidades prisionais nesta sexta-feira (26/12).

A autorização para a saída temporária foi concedida pela Vara de Execuções Penais (VEP) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Segundo o Judiciário, pessoas que cumprem pena em regime semiaberto podem obter permissão para deixar o estabelecimento prisional sem vigilância direta, com o objetivo de realizar visitas familiares, estudar ou exercer atividades que contribuam para a reintegração social.

Durante o período da saída temporária, os detentos precisam manter bom comportamento, sendo proibida a frequência em bares e boates. Eles também não podem cometer faltas disciplinares graves, tampouco qualquer tipo de crime, além de estarem obrigados a retornar ao endereço informado até as 18h.

A fiscalização contou com cerca de 120 policiais e agentes das forças de segurança do DF. Durante a ação, 12 detentos foram flagrados descumprindo as medidas impostas e, por isso, foram imediatamente recolhidos ao sistema carcerário. A Seape não informou quais normas foram violadas.

O diretor de Fiscalização da Polícia Penal, Alexandre Muniz, destacou a importância das operações durante períodos de saída temporária. “A operação deste saidão, próximo ao Natal, teve como objetivo assegurar o cumprimento da execução penal e, ao mesmo tempo, proporcionar mais segurança à população do Distrito Federal”, afirmou.

A Polícia Penal do DF reforça que qualquer pessoa pode fornecer informações sobre custodiados foragidos ou que estejam descumprindo as regras do benefício. As denúncias podem ser feitas pelo telefone ou WhatsApp (61) 9 9666-6000.

Deixe um comentário

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Pesquisar