João Pedro Rocha, de 20 anos, oficializou neste sábado (15/11) sua filiação ao MDB, durante um evento realizado no restaurante Versá, no Núcleo Bandeirante. Ao lado dos pais — o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e a empresária Luzineide Getro — o jovem assinou a ficha de entrada no partido e destacou a importância da presença da juventude nos debates e decisões políticas.
“A sensação é de gratidão por poder fazer parte disso. E a gratidão não vem de hoje, ela vem de todos os momentos que eu vivenciei com meu pai nesse governo”, afirmou.
Segundo João Pedro, sua aproximação com a política ocorreu de forma natural, resultado da convivência diária com a administração pública. “Eu entrei muito criança, comecei a participar, comecei a ver tudo e sempre fomos muito bem acolhidos. Quando você tem a vontade de fazer o bem, de ajudar as pessoas, de ver o sorriso honesto, parece quase um vício querer participar mais”, disse.
Apesar da filiação, o jovem garantiu que não pretende disputar as eleições de 2026, mas quer manter participação ativa no debate público. “A minha pretensão é não participar da eleição ano que vem, isso eu tenho muito claro na minha cabeça, mas eu quero ser ativo politicamente. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. A política é muito mais do que somente o cargo eletivo”, destacou.
Para ele, a política se constrói no diálogo e na mobilização coletiva. “A política é a conversa, é a reunião numa mesa, é juntar juventudes como hoje. Todas essas juventudes não têm um cargo, mas mesmo assim são ativas na política — e essas pessoas é que têm que ter voz.”
O governador Ibaneis Rocha comemorou a filiação do filho e ressaltou a importância da aproximação da juventude com a vida pública. “Passamos por várias gerações em que os jovens tinham aversão total à política. Era como se passasse uma pessoa asquerosa na frente. Isso mostra que estamos no caminho certo, porque se um filho seu aceita colocar o nome em torno de um projeto político é porque valeu a pena eu fazer política”, afirmou.
O evento reuniu diversas lideranças políticas, entre elas a vice-governadora Celina Leão, o secretário de Governo Zé Humberto e o deputado distrital e presidente do MDB-DF Wellington Luiz.
