A Esplanada dos Ministérios foi fechada na manhã deste sábado (30/8) para o ensaio do desfile de 7 de Setembro. Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o trânsito de veículos será liberado ainda hoje.
A interdição das vias foi realizada para o ensaio do desfile cívico-militar de 7 de Setembro. A operação começou às 4h, com a montagem de barreiras físicas e a instalação de sinalização. As vias S1 e N1 permanecerão fechadas durante a ação.
Ao todo, 12 pontos de interdição foram mapeados, abrangendo desde a Catedral até a região do Itamaraty.
Confira as medidas adotadas pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF):
- Bloqueio da via S1, na altura da Catedral, com desvio do tráfego para a L2 Sul;
- Interdição de todas as ligações entre S1 e N1 no trecho entre a Catedral e o Congresso Nacional;
- Fechamento da saída do estacionamento da Cúria da Catedral;
- Desvio no acesso ao Itamaraty, com direcionamento dos veículos para a via S2;
- Bloqueio das saídas dos Ministérios para a N1, incluindo a do Palácio da Justiça;
- Interdição dos acessos da L4 Norte e do Palácio Presidencial à N1.
A população é orientada a utilizar rotas alternativas, como as vias L2 e S2, durante o período do ensaio.
Julgamento e desfile
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) montou um esquema especial de segurança para o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF) e para as comemorações do 7 de Setembro, em Brasília.
A segurança na Praça dos Três Poderes será reforçada por uma operação integrada entre a Polícia Judicial do STF e a SSP-DF. O monitoramento contará com equipamentos de última geração, incluindo drones com capacidade de imagem térmica, que permitem varreduras diurnas e noturnas, garantindo vigilância contínua do perímetro.
Na segunda-feira (1º/9), será instalada a Célula Presencial Integrada de Inteligência na sede da SSP-DF. A estrutura reunirá órgãos de segurança locais e nacionais, ampliando o compartilhamento de informações, reduzindo o tempo de resposta e potencializando ações preventivas, como o monitoramento de redes sociais e a identificação de movimentações suspeitas.
Policiamento e Interdições
Na Praça dos Três Poderes, o policiamento será reforçado, com atenção especial às vias de acesso S1 e S2. O monitoramento poderá incluir abordagens e revistas de mochilas em situações suspeitas, em cumprimento à decisão do STF que proíbe acampamentos e obstruções na área.
Para o 7 de Setembro, a Esplanada dos Ministérios será interditada: a partir das 17h do dia 6, na altura da Catedral, e a partir das 23h, a partir da alça leste, logo após a Rodoviária do Plano Piloto.
O acesso do público no dia do desfile será liberado a partir das 6h, com pontos de revista espalhados pelo local. Estão proibidos itens como armas, objetos cortantes, substâncias inflamáveis, recipientes de vidro, fogos de artifício, mochilas de grande porte, barracas e drones sem autorização. O Comando Móvel da Polícia Militar (PMDF) também estará presente para garantir a segurança.