A organização também é suspeita de matar três comerciantes que não atenderam às suas exigências
A Polícia Federal prendeu, nessa segunda-feira (16/12), um homem apontado como líder de grupo criminoso que estava foragido e tinha três mandados de prisão em aberto, expedidos pela Justiça Estadual de São Paulo.
Ele era procurado pelos crimes de homicídio, roubo qualificado, extorsão, extorsão mediante sequestro e organização criminosa. Informações indicavam que o homem estaria escondido na Venezuela havia pelo menos três anos.
As investigações apontam que o grupo criminoso, originário da província de Fujian, na China, extorquia dinheiro de comerciantes chineses na região central de São Paulo, principalmente nas regiões da Rua 25 de Março e da Rua Santa Ifigênia.
As vítimas eram obrigadas a pagar entre R$ 5 mil e R$ 10 mil mensais. A organização também é suspeita de matar três comerciantes que não atenderam às suas exigências.
O indivíduo conseguiu escapar de uma grande operação policial realizada em São Paulo (SP), em 2017.
A ação resultou no cumprimento de 20 mandados de prisão preventiva e 33 de busca e apreensão. Durante as diligências, as autoridades apreenderam sete armas de fogo com integrantes do grupo.
O capturado foi encaminhado à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Boa Vista-RR), onde permanecerá à disposição da Justiça. O nome dele não foi informado.
Os previlegios Justiça Estadual de São Paulo.




