Pesquisar

Blogdopa | Eleições: Assegura integridade das urnas, diz presidente do TRE- DF após emissão zerésima

Evento ocorreu em escola no SIG, com presença do desembargador Roberval Belinati. Zerésima garante não haver votos registrado na urna.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), desembargador Roberval Belinati, acompanhou, às 7h deste domingo (30/10), a emissão da zerésima, na seção eleitoral da Escola Canadense de Brasília, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG).

A unidade também inaugura um projeto-piloto teste para verificação da integridade das urnas, com coleta de biometria. “É uma maneira de mostrar para o Brasil que elas são confiáveis. O eleitor pode ter certeza de que o voto será registrado para o candidato. Estamos zerados. Essa é a confirmação de que não há nenhum voto [computado]”, destacou Belinati ao mostrar a zerésima.

O documento oficial atesta não haver votos registrados na urna eletrônica antes do início do pleito. O resumo do documento é afixado na porta de todos os locais de votação, para dar publicidade à lisura do processo eleitoral.

O teste faz parte das medidas adotadas pela Justiça Eleitoral para comprovar a integridade do processo. Nesse sábado (29/10), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promoveu a cerimônia de verificação dos sistemas eleitorais, quando também foi emitida a zerémisa e não se constaram irregularidades.

Todos os Tribunais Regionais Eleitorais do país também fizeram a emissão do documento no sábado.

O procurador Regional Eleitoral Zilmar Drumond, procurador Regional Eleitoral Francisco Guilherme Vollstedt, Juiz-Auxiliar da Corregedoria, Felipe Goulart, Miguel Fiod, representante regional da Ordem dos Advogados do Brasil do DF (OAB-DF), representantes do Exército, Controladoria-Geral da União (CGU), Ministério público do DF e Territórios (MPDFT) e demais autoridades acompanharam a cerimônia.

Também na véspera do segundo turno, o TRE-DF sorteou novas urnas para o teste de integridade. A cerimônia ocorreu na Câmara Legislativa (CLDF). Ele é composto por duas partes. Na primeira, há o sorteio das urnas.

Em seguida, ocorre a seleção de seções a serem auditadas. Juízes da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica solicitam às entidades fiscalizadoras a indicação de pontos de votação a serem submetidos à fiscalização. No primeiro turno, não houve qualquer divergência no teste.

Eleições no DF

Às 10h, o presidente do TRE-DF irá realizar uma coletiva de imprensa na sede do órgão, onde irá divulgar um balanço sobre as eleições para Presidente da República na capital federal e no exterior.

Na capital federal, a contagem de eleitores aptos a votar neste domingo (30/10) subiu em relação ao primeiro turno.

Em 2 de outubro, 2.206.996 brasilienses podiam participar da votação. Agora, a contagem subiu para 2.207. 628.

A Corte Regional Eleitoral divulgou os dados neste sábado (29/10). A Corte informou que a quantidade de pessoas aptas a votar cresceu porque houve novo prazo para pedido de voto em trânsito, para o segundo turno.

Blogdopa e os previlegios do TRE-DF.

Deixe um comentário

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Pesquisar