Search

Blogdopa | É fake que Ibaneis vai decretar lockdown a partir desta segunda-feira

Notícia de fevereiro do ano passado sobre lockdown no DF voltou a circular neste sábado.

Uma notícia sobre o lockdown decretado no Distrito Federal em 2021 voltou a circular neste sábado (29/1) como se fosse recente. Ou seja, é fake news que o governador Ibaneis Rocha (MDB) vai decretar lockdown a partir desta segunda-feira (31/1).

A matéria da Grande Angular, publicada no dia 25 de fevereiro do ano passado, informava que Ibaneis fecharia as atividades não essenciais na capital federal, em razão do agravamento da pandemia de Covid-19.

Nas últimas semanas, a pandemia voltou a preocupar em função do aumento expressivo da taxa de transmissão da Covid-19. Mas o cenário agora é outro, uma vez que a vacinação avançou bastante desde o lockdown do ano passado. Quando estão imunizadas, as pessoas tendem a desenvolver os quadros menos graves da doença.

Para frear a taxa de crescimento e reduzir a lotação dos leitos de UTI (nos quais 90% dos pacientes não foram vacinados), Ibaneis tomou algumas medidas, como a proibição de festas e público em jogos.

Mas o lockdown, como se viu antes, não é cogitado neste momento, segundo o próprio governador. Neste sábado, Ibaneis avaliou que as restrições atuais têm surtido efeito. “O que está sendo feito está dando para controlar, tanto que o resultado está vindo aí através dos índices de transmissão”, disse.

Blogdopa o jornalismo verdade.

Deixe um comentário

Search