Pesquisar

Blogdopa | Detran-DF investe em óculos que simulam uso de drogas e álcool para ações educativas

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) abriu pregão eletrônico para a compra, no próximo ano, de novos óculos simuladores de efeitos adversos na condução de veículos. Os equipamentos irão simular fadiga, além dos efeitos do uso de álcool e drogas.

O aviso de abertura do pregão foi publicado nesta segunda-feira (22/12) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). O investimento previsto pelo órgão é de até R$ 14 mil na aquisição dos chamados drunk busters, nome pelo qual os dispositivos são conhecidos no exterior.

De acordo com o edital, serão adquiridos:

  • Óculos de uso noturno simulador de efeitos de álcool (ingestão entre 0,29 e 0,38 miligramas por litro de ar alveolar);
  • Óculos de uso diurno simulador de efeitos de álcool (entre 0,38 e 0,71 mg/L);
  • Óculos simulador de uso de maconha;
  • Óculos simulador de uso de LSD;
  • Óculos simulador de fadiga.

Cada equipamento possui uma cinta colorida que identifica a simulação: a azul representa o uso noturno com efeito de álcool; a preta, o uso diurno também relacionado ao álcool; a verde simula o uso de maconha; a cinza, a fadiga; e a colorida, os efeitos do LSD.

Em nota, o Detran-DF informou que os óculos serão utilizados exclusivamente em ações educativas e de conscientização no trânsito. “Os equipamentos serão utilizados como recurso pedagógico em campanhas, eventos e atividades educativas, permitindo demonstrar, de forma didática, os prejuízos causados pelo consumo de álcool, drogas e pela fadiga na condução de veículos, reforçando a adoção de comportamentos seguros no trânsito”, declarou o órgão.

O Detran ressalta ainda que os óculos não terão finalidade fiscalizatória e não serão utilizados em blitzes. Segundo o departamento, os drunk busters não substituem instrumentos legais de fiscalização e serão empregados apenas em atividades educativas, caso a licitação seja concluída.

Deixe um comentário

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Pesquisar