Durante fiscalização no fim de semana, equipes do Detran e da PM registraram, ainda, 81 condutores com a habilitação vencida ou suspensa.
Em fiscalizações realizadas entre sexta-feira (5/11) e domingo (7/11), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) flagrou, com o apoio da Polícia Militar, 401 condutores dirigindo sob a influência de álcool. As blitze ocorreram nas regiões de Ceilândia, Asa Sul, Riacho Fundo e Riacho Fundo II, Sudoeste, Águas Claras, Taguatinga, Estrutural, Planaltina, Santa Maria, Vicente Pires, Guará e Samambaia.
Detran-DF flagrou um condutor alcoolizado a cada 10 minutos no último final de semana
As equipes de fiscalização registraram, ainda, 81 condutores com a habilitação vencida ou suspensa, quatro estacionados de forma irregular sobre faixa destinada a pedestre, 12 que avançaram o sinal vermelho do semáforo e 12 motocicletas com escapamento irregular.
Infração gravíssima
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir após o consumo de álcool é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano.
Caso ocorra a reincidência da infração no período de até 12 meses, a multa é em dobro, ou seja, R$ 5.869,40. A recusa em fazer o teste do etilômetro também é considerada infração passível das mesmas penalidades.