Pesquisar

Blogdopa | DER “Segurança ao pedestres é o principal” começa reforço com instalação de gradis em importantes vias do DF

Objetivo é impedir a travessia inadequada de pessoas em meio aos carros e estimular uso das passarelas; investimento ultrapassa R$ 3,6 milhões e já chegou a oito locais de grande fluxo

Comprometido em reduzir a zero o número de atropelamentos nas vias de Brasília e garantir a segurança de pedestres e motoristas da capital, o Governo do Distrito Federal (GDF) segue instalando gradis de metal em trechos das principais vias do DF.

As estruturas metálicas têm como objetivo desestimular a prática perigosa de atravessar as pistas em meio ao grande fluxo de carros e direcionar os pedestres para as passarelas e pontos seguros de travessia. Ao todo, foram colocados 3,5 mil metros lineares de gradis nas principais vias do DF. O investimento ultrapassa R$ 3,6 milhões.

“Por incrível que pareça, o maior número de atropelamentos ocorre embaixo das passarelas de pedestres. O objetivo desses gradis é disciplinar e melhor orientar a população, para garantir uma travessia segura e confortável”

Cristiano Cavalcante, superintendente de Obras do DER-DF

Recentemente, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) finalizou a instalação de uma estrutura na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), na altura da passarela da região administrativa.

Até o momento, os gradis foram inseridos no Pistão Sul, em frente à Universidade Católica e ao Taguatinga Shopping; na BR-020, próximo ao Posto Itiquira; na DF-005, na altura do Varjão; na Epia Sul, na altura da floricultura; no Viaduto da Candangolândia; e na EPGU, na altura da passarela que dá acesso ao Zoológico de Brasília.

Segundo o DER, os próximos trechos a receberem a estrutura estão localizados próximos ao Viaduto do Jardim Botânico, na altura do balão da antiga Esaf, e ao que dá acesso ao Riacho Fundo. Nesse último caso, a instalação será feita assim que a obra na região for concluída.

O local de instalação das estruturas é definido após análise das equipes técnicas do departamento.

O projeto também atende às áreas de condicionantes ambientais quando solicitado pelos órgãos competentes, como o Brasília Ambiental, com o objetivo de proteger áreas de fauna, como é o caso da região do Parque de Águas Claras, na 3ª saída.

Foto: As estruturas metálicas têm como objetivo desestimular a prática perigosa de atravessar as pistas em meio ao grande fluxo de carros e direcionar os pedestres para as passarelas e pontos seguros de travessia

Óbitos de pedestres

Em 2023, foram registrados 31 óbitos de pedestres nas principais vias do DF. Nos primeiros meses de 2024, foram nove óbitos. Segundo o superintendente de Obras do DER-DF, Cristiano Cavalcante, a orientação do GDF é “eliminar” esse tipo de situação.

“Por incrível que pareça, o maior número de atropelamentos ocorre embaixo das passarelas de pedestres. O objetivo desses gradis é disciplinar e melhor orientar a população, para garantir uma travessia segura e confortável”, ressalta.

Blogdopa o jornalismo verdade e os previlegios do DER 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Pesquisar