Search

Blogdopa | Corpus Christi, após 2 anos, 15 mil fiéis volt a participam da procissão

Celebração na Catedral Metropolitana foi conduzida pelo arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa.

Após dois anos sem a possibilidade de celebrar presencialmente o Corpus Christi em razão da pandemia de Covid-19, cerca de 15 mil fiéis se reuniram na noite desta quinta-feira (16/6) em procissão pelo “Corpo e Sangue” de Cristo.

Os católicos caminharam no primeiro quadrilátero da Esplanada dos Ministérios, em frente à Catedral Metropolitana de Brasília.

O arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, conduziu as orações e o ritmo da procissão, enquanto os presentes seguiam o carro que levava o Santíssimo Sacramento. “Para mim é uma graça, uma benção voltar.

Essas celebrações religiosas fizeram muita falta”, afirmou Leuza dos Santos, 54 anos.

“É bom para nós cristãos, através de Corpus Christi, termos a Eucaristia, e isso nos dá esperança e vínculo de comunidade. É difícil de explicar o que estou sentindo, porque é uma felicidade”, explicou Felipe Wendel Reis, 24, sobre o mistério do corpo de Cristo para a fé católica.

A integrante do grupo apostolado de oração da Paróquia São João Paulo II de Águas Claras, Maria de Fátima Rocha, 64, concorda. “Para nós, celebrar Corpus Christi, é tudo.

A Eucaristia é o maior tesouro da Santa Igreja. A ele entregamos tudo”, disse a fiel.

Mais cedo, na tradicional missa de Corpus Christi, o arcebispo, pediu união contra a fome. “Não por ideologia, mas por Cristo”, afirmou o sacerdote.

“Como se alimentar da Eucaristia sendo indiferente à insegurança alimentar? Isso trai o que comungamos. Você trai o amor de Cristo quando se torna indiferente àqueles que compõem o corpo de Cristo”, ressaltou Dom Paulo.

Esta é a primeira vez que a missa de Corpus Christi acontece presencialmente desde 2020, quando a pandemia de Covid-19 chegou ao Brasil. “Passamos por um tempo difícil, sentimos a fragilidade da nossa existência, mas com a certeza de que o senhor estava no nosso barco”, destacou o arcebispo no início do sermão.

A cerimônia foi acompanhada pelo vice-governador do DF, Paco Britto (Avante).]

Tapetes

Os fiéis chegaram cedo à Esplanada. Às 7h, jovens iniciaram a confecção dos tapetes por onde passou a procissão após a missa. Os desenhos têm forma de hóstia, o cordeiro, o bom pastor, entre outras referências bíblicas.

A data é considerada uma das mais importantes para a Igreja Católica, pois celebra o mistério da Eucaristia, ou seja, o sacramento do sangue e do corpo de Jesus Cristo.

Blogdopa o jornalismo verdade.

 

Deixe um comentário

Search