Search

Blogdopa | Com Ibaneis, governadores se reúnem para barrar alta dos combustíveis

Chefes de executivos também discutirão o recente reajuste do piso salarial nacional dos professores, que impacta as contas estaduais.

Os constantes reajustes do preço final dos combustíveis registrados recentemente serão alvo dos chefes de executivos estaduais, que estarão reunidos, nesta quinta-feira (3/2), durante o Fórum Nacional dos Governadores.

O evento ocorrerá no Palácio do Buriti, sede do Governo do Distrito Federal (GDF).

Liderados por Ibaneis Rocha (MDB), os mandatários tentam encontrar uma solução para estancar, por exemplo, o valor da gasolina nas bombas, o qual tem pesado no bolso do consumidor.

Recentemente, 21 governadores — incluindo o emedebista — assinaram uma carta para defender o congelamento do ICMS sobre os combustíveis por 60 dias.

O documento também pede a revisão da política de paridade internacional de preços dos combustíveis, já que os reajustes frequentes ultrapassaram a inflação. Em algumas cidades, o litro da gasolina chegou a R$ 8.

“Precisamos discutir soluções que não impactem os estados e, menos ainda, a população na questão dos combustíveis”, afirma o governador Ibaneis.

Piso salarial

No mesmo encontro, os chefes de Estado vão analisar o impacto da recente decisão do presidente Jair Bolsonaro (PL) de reajustar o piso nacional salarial dos professores da rede pública.

A medida, segundo os políticos, impactam diretamente os orçamentos estaduais e do Distrito Federal.

Blogdopa o jornalismo verdade.

Deixe um comentário

Search