Pesquisar

Blogdopa | Capital Moto Week: Grupos de mulheres motociclistas falam sobre liberdade conquistada sobre duas rodas

Moto grupos e coletivos femininos reforçam que a paixão pelo motociclismo é para todos. ‘A mulher mostra que pode pilotar a moto que quiser, sair da posição de garupa e ter sua própria moto’.

Andar de moto é um estilo de vida. Mais do que um comportamento despojado, é parte da rotina daqueles que gostam de emoção e aventura.

Mas para quem pensa que andar sobre duas rodas é só para os homens, moto grupos e coletivos de mulheres mostram que a paixão pelo motociclismo é para todos.

Muitos desses grupos femininos estão reunidos em Brasília e participam do maior festival de moto e rock da América Latina, o Capital Moto Week. Conheça alguns deles.

Uma comunidade que valoriza a aventura que as motocicletas proporcionam e também realça o poder feminino.

 Para Ketlen Neves, integrante do moto coletivo feminino Dorothtys Brasília, a importância da presença feminina nos moto clubes é a garantia de liberdade.

“A mulher pode mostrar que pode pilotar a moto que quiser, sair da posição de garupa e ter sua própria moto. A mulher que pilota sente a liberdade de poder viajar em grupo ou até mesmo sozinha”, diz Ketlen Neves.

O combate ao preconceito também acontece com a presença de grupos femininos em um ambiente predominantemente masculino e facilita o ingresso de mais mulheres no meio do motociclismo.

“Muitas vezes somos abordadas por homens que desacreditam que podemos pilotar e fazer parte do motociclismo. Frases como ‘essa moto é do seu marido?’, ‘mulher só pode ir na garupa’, ‘só comprou a moto para ficar com homens ou para aparecer’, são as mais clássicas e recorrentes. Mesmo com o aumento de mulheres pilotas, muitos homens acreditam que não devemos pertencer, ” diz Marina Cazarim do coletivo Trem das Minas. Moto clubes e Moto grupos

Apesar de serem grupos de motos os moto clubes e moto grupos possuem algumas diferenças em suas formações:

  • Os moto clubes são uma associação formal de motociclistas com objetivos específicos, como competições ou interesses comerciais e lucrativos. Possui estatuto, presidente, regras e obrigações a serem cumpridas. Como uma sede, precisa ter no mínimo seis sócios, integrantes de outras cidades ou países, estatuto de regimento interno e um conselho diretor.

Além disso, muitos moto clubes trabalham com propósitos sociais, como ajuda a instituições de apoio a crianças, entrega de cestas básicas e assistência comunitária. Há um forte senso de irmandade e responsabilidade entre os membros.

  • Os moto grupos — os coletivos — por outro lado não precisa de formalidades para existir. Não tem número mínimo de participantes nem regimentos internos. Reúnem-se para passeios e lazer, sem obrigações rígidas. Alguns moto clubes aceitam apenas integrantes que já vieram de moto grupos, pois a experiência nesses grupos facilita a adaptação ao clube.

Os moto clubes são mais estruturados e focados em objetivos específicos, enquanto os moto grupos são mais descontraídos e voltados para o prazer de andar de moto.

Maior festival que celebra a cultura do motociclismo e do rock da América Latina, o Capital Moto Week é realizado em Brasília. A história do evento começou em 2004 e, desde então, cresceu significativamente, atraindo milhões de pessoas de diversos países.

  • Após passar quatro anos na estrada e visitar 16 países, família mexicana chega a Brasília de tuk-tuk e participa do Capital Moto Week 🤘🏼🎶

“É uma experiência maravilhosa reencontrar amigos de outros lugares, fazer novas amizades. Tiro férias nesse período e moro no acampamento da nossa tenda durante os 10 dias. Participo efetivamente do Moto Week desde 2019 e no festival aproveitamos para conversar sobre moto e combinar eventos que vamos participar pelo país,” conta Ketlen.

coletivo Trem das Minas tem uma tenda no CMW desde 2019 . “É sempre um momento de muita confraternização com amigos da cidade e de fora. São os 10 dias mais esperados do ano, com muita preparação para viver a experiência da melhor maneira possível”, diz Marina Cazarim.

O Sebrae sempre se faz presente nos eventos do Capital Moto Week, levando o melhor do empreendedorismo feminino, través da equipe da superintendente, Rose Rainha.

TV Globo Brasíliafaz a transmissão dos shows principais. No dia 4 de agosto, um especial com os melhores momentos do festival será exibido pela emissora, em rede nacional, depois do Fantástico.

Programe-se

Capital Moto Week 2024

  • 📅 Quando: de 18 a 27 de julho
  • ⌚ Horário: a partir das 12h
  • 📍 Local: Parque Granja do Torto | Brasília (DF)
  • 🎫 Ingressos: a partir de R$ 70, pelo site
  • Motociclistas sem garupa e pilotando não pagam ingresso

Blogdopa o jornalismo verdade 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Pesquisar