Cachorra morre eletrocutada após pisar em fio energizado em Samambaia Norte
Uma cachorra de 7 anos, chamada Malu, morreu eletrocutada na manhã desta quarta-feira (3/12), na Quadra 606, Conjunto 1, Casa 1, em Samambaia Norte. O tutor, Arthur Dias Limas, 28 anos, contou ao Portal que o animal pisou em um cabo da rede de iluminação pública que estava energizado e exposto na via. Ao tentar socorrê-la, ele também levou um choque.
Segundo Arthur, o problema começou quando um caminhão passou pela rua e derrubou um fio, que ficou desencapado e visível no chão. Moradores chegaram a acionar a Neoenergia, mas foram informados de que não haveria risco porque o cabo não estaria energizado.
Com a rotina mantida, Arthur deixou Malu sair para seu passeio matinal, como fazia todos os dias. “Todo dia pela manhã eu deixava ela dar uma caminhada aqui na frente de casa. Ela atendia só com um assobio. Era bem educada: eu assobiava e ela vinha correndo e entrava”, relembrou.
Naquele dia, no entanto, a cadela não respondeu ao chamado. “Ontem assobiei três vezes e ela não veio. Quando fui ver, ela estava em volta dos fios. Fui tentar pegar ela, mas acabei tomando choque também”, disse. Malu morreu no local.
A cachorrinha era adotada e tinha uma história marcada por superação. “Conhecemos ela em uma tragédia de uma cachorrinha filhote atropelada na nossa rua e ela estava de ladinho, olhando. Acredito que era irmã dela. Ficamos com dó e adotamos nossa primeira cachorra”, contou Arthur.
Revoltado, ele lamenta que o risco estivesse exposto a qualquer pessoa. “Hoje foi minha cachorra, mas é algo que pode acontecer, que Deus nos livre, até com nós mesmos”, desabafou.
A Neoenergia Brasília informou que esteve no endereço após ser acionada e identificou que a situação estava relacionada à rede de iluminação pública. A companhia, então, acionou a CEB IPÊS, responsável pelo serviço. Uma equipe da CEB IPÊS esteve no local durante a tarde desta quinta-feira (4/12) e isolou a área onde o fio caiu.
