Pesquisar

Blogdopa | Brigada Militar reforça combate ao crime nas fronteiras em operação conjunta com Argentina e Uruguai

A Brigada Militar divulgou o balanço dos três primeiros dias das Operações Simultâneas Brasil, Argentina e Uruguai — Operação Fronteiras e Divisas Seguras, que segue em andamento. A ação intensifica o combate ao crime organizado e o controle das rotas ilícitas nas áreas de fronteira, com o objetivo de enfraquecer as redes criminosas e garantir a presença do Estado por meio da integração entre forças de segurança e fiscalização dos três países.

Resultados e impacto ao crime

Nos primeiros dias da operação, mais de 26 mil pessoas foram abordadas, resultando em nove adolescentes apreendidos, 120 prisões em flagrante e 21 foragidos capturados. As forças de segurança apreenderam mais de 8 toneladas de drogas, gerando forte impacto financeiro nas organizações criminosas e dificultando a circulação de entorpecentes e recursos ilegais.

Durante as atividades, a Brigada Militar também apreendeu mais de meio milhão de maços de cigarros contrabandeados, 15 armas de fogo, 4 mil munições e mais de R$ 30 mil em espécie. Além disso, 18 mil veículos foram vistoriados, com 12 recuperados e 120 recolhidos por irregularidades, e 248 estabelecimentos comerciais fiscalizados.

Os números reforçam o cerco ao crime e o sufocamento das organizações que atuam na região fronteiriça, contribuindo para o aumento da segurança da população.

Estrutura operacional integrada

A operação mobilizou mais de 7 mil policiais militares, 2,2 mil viaturas, 12 aeronaves, 87 drones, 88 embarcações e 81 cães policiais. Essa estrutura integrada reforça o controle das fronteiras, dificulta a ação de criminosos e amplia a presença da Brigada Militar nas áreas mais vulneráveis.

Cooperação internacional e continuidade das ações

A Brigada Militar atua em conjunto com as Forças Armadas, Polícias Militares do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, além da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Civis dos estados do Sul, Receitas Federal e Estadual e a Secretaria da Agricultura e Pecuária.

A operação também conta com a cooperação das forças de segurança da Argentina e do Uruguai, no enfrentamento aos principais crimes de fronteira, como tráfico de drogas e armas, contrabando, descaminho e roubo de veículos.

Deixe um comentário

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Pesquisar