O Conselho de Administração do Banco de Brasília (BRB) aprovou a indicação de Nelson Souza pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), para a presidência da instituição. Ele também acumulará a diretoria executiva de finanças, controladoria e relações com investidores.
A nomeação ainda depende da aprovação do Banco Central e da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
No mesmo ato, o conselho aprovou a destituição de Paulo Henrique, que havia sido afastado do cargo por ordem judicial por 60 dias. Em nota, o ex-presidente destacou que a investigação conduzida pelas autoridades é legítima, necessária e positiva para fortalecer as instituições e garantir transparência no sistema financeiro.
Sobre as operações do BRB com o Banco Master, a nota esclarece: “Aquisições de carteiras são operações tradicionais do mercado financeiro. No caso do Banco Master, o BRB identificou, no primeiro quadrimestre, divergências documentais em parte das operações, comunicou o fato ao Banco Central e promoveu, em sua grande maioria, a substituição dessas carteiras.”
A troca no comando ocorre após a Operação Compliance Zero, deflagrada na terça-feira (18/11), que resultou no afastamento de Paulo Henrique Costa e do diretor financeiro, Dario Oswaldo Garcia Júnior.
Quem é o novo presidente
Nelson Souza é servidor da Caixa Econômica Federal desde 1979. Ele presidiu a instituição em 2018, durante a gestão de Michel Temer (MDB), e já ocupou o cargo de presidente do Banco do Nordeste. Também passou pelo Desenvolve SP – Banco do Empreendedor do Estado de São Paulo e pela Brasilcap. Até recentemente, ocupava a vice-presidência da Elo.


