Pesquisar

Blogdopa | Assistência e Acolhimento: GDF retira pessoas em situação de rua no Plano Piloto

Ação do GDF no Plano Piloto oferece acolhimento, serviços sociais e auxílio financeiro a pessoas em situação de rua

O Governo do Distrito Federal (GDF) realizou, nesta terça-feira (29/7), uma força-tarefa para oferecer acolhimento e assistência social a pessoas em situação de rua instaladas em oito pontos distintos do Plano Piloto.

Durante a ação, foram desfeitas duas estruturas improvisadas, sete pessoas foram atendidas pelas equipes intersetoriais e dois caminhões de entulho foram removidos das áreas ocupadas.

A operação é coordenada pela Casa Civil e conta com a participação de diversos órgãos do governo, incluindo as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), Saúde (SES-DF), Educação (SEEDF), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), Segurança Pública (SSP-DF), Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), e Justiça e Cidadania (Sejus-DF). Também participam o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Novacap, Codhab, Detran-DF, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e o Conselho Tutelar.

Durante a abordagem, são oferecidos serviços nas áreas de saúde, educação e assistência social, além de orientações sobre cuidados com animais domésticos e informações sobre benefícios como transporte interestadual gratuito.

Para pessoas que não têm condições de pagar aluguel, será disponibilizado um auxílio emergencial no valor de R$ 600. Também há oferta de vagas em abrigos, encaminhamento para programas de qualificação profissional – como o RenovaDF – e possibilidade de cadastro em programas habitacionais.

Após o atendimento social, a DF Legal é responsável pela desmontagem das estruturas precárias.

Os pertences das pessoas atendidas são transportados para locais indicados por elas. Caso não haja local definido, os objetos serão levados ao depósito da pasta, localizado no SIA Trecho 04, Lotes 1380/1420, onde poderão ser retirados no prazo de até 60 dias, sem custos.

A operação é parte de um esforço contínuo do GDF. Ao longo da semana, equipes de diferentes secretarias realizarão abordagens sociais e atendimentos prévios, com o objetivo de mapear o perfil das pessoas em situação de rua e identificar suas principais demandas.

Pontos de atendimento ué foram colocados apartir nesta terça-feira (29/7):

1.Setor Bancário Sul, Quadra 1, Bloco L

2.Imediações do Centro Pop Asa Sul

3.SGAS 904

4.SHIGS 703/704 – Praça Galdino Jesus dos Santos

5.Área verde entre a 306/307 Sul, ao lado da W2

6.SQS 506 – fundos do antigo Bar Brasília

7.Eixo Rodoviário Sul – altura da 107/108

8.SMAS Trecho 4 – Rodoviária Interestadual, Conjunto 5/6

Deixe um comentário

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Pesquisar