Segundo o relato da responsável pelo espaço, o suspeito se apresentou como pastor evangélico e disse que o terreiro seria do demônio.
Um homem armado com um facão invadiu o terreiro Ilê Axé Omò Orã Xaxará de Prata/Ofa de Prata, situado na zona rural de Planaltina, na manhã desta quarta-feira (23/3), e destruiu diversas imagens de orixás no local. Segundo o relato da responsável pelo espaço, o homem se apresentou como pastor evangélico.
O rastro de destruição deixado pelo homem foi registrado em vídeo.
Uma segunda gravação mostra o suposto invasor, claramente alterado, contorcendo-se no chão e, posteriormente, fugindo pelo matagal.
Responsável pelo terreiro, a yalorixá Suely Gama conta que o homem foi visto pela primeira vez no início da noite de terça-feira (22/3).
“Ele estava do outro lado do rio, gritando, dizendo que o Deus dele era forte, que ele era pastor e, como pastor, iria destruir tudo aquilo, pois era figura do diabo e ele não aceitava”, revela Suely.
O homem foi embora, mas retornou nesta manhã, quando teria depredado o local. “Só tinha mulheres e crianças na comunidade”, diz a yalorixá. “Eu perguntei o motivo de ele estar fazendo aquilo.

Nesse momento, ele estava com um facão. Jogou [o facão] pra frente e começou a fazer uns gestos, além de cair no chão.”
O Batalhão Rural da Polícia Militar do DF esteve no local, mas não encontrou o homem.
A líder religiosa disse que registrará boletim de ocorrência na Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Religiosa (Decrin).
Blogdopa o jornalismo verdade.

