Depois de 20 anos, o governador Ibaneis Rochas, Vice Celina Leão, secretário de governo Zé Humberto, entre os parlamentares nas lutas pela cidade, está o Deputado Distrital Eduardo Pedros (União Brasil).

Assim será o aniversário de uma das regiões administrativas (RA) mais novas do DF, Itapoã, que sopra as velinhas nesta segunda -feira (7). O nome da cidade, em tupi-guarani, “ponto de pedra”, faz alusão a uma das praias mais famosas do país – localizada em Salvador – e imortalizada em clássica canção da MPB da dupla Vinícius de Moraes e Toquinho.

“Sempre convido as pessoas para passarem uma tarde em Itapoã”, brinca o administrador Marcus Vinicius Cotrim, em referência a um dos trechos da canção. “No começo da cidade tinha uma pessoa que era da Bahia e saiu nominando as ruas com nome de praia. Como já tinha um condomínio com esse nome, resolveram nomear a cidade inteira com o nome de Itapoã, que é com ‘o’ e não com ‘u’, por causa de um erro no decreto que criou a RA”, conta.
Parabéns a todos os moradores e lideranças que estiveram à anos nesta luta. Hoje os moradores podem comemorar mais uma conquista que o governo trouxe para a região que está aniversariando.
Já a futura duplicação da DF-001, obra que será realizada a partir de uma contrapartida ambiental firmada entre a construtora JC Gontijo, responsável pela edificação do Itapoã Parque, irá beneficiar a mobilidade para cerca de 50 mil pessoas que irão morar numa das quase 12,2 mil unidades do condomínio. “São duas obras que vão mudar a cara da cidade, impactando não só os moradores do Itapoã, mas também do Paranoá, melhorando a fluidez do trânsito da região Oeste do DF que dá acesso para o Lago Sul, Lago Norte, Sobradinho, Planaltina e São Sebastião”, explica o administrador do Itapoã.
Infraestrutura urbana
Na chamada Rota do Cavalo, localizada na DF-440, foram inaugurada cerca de 1,5 km de pavimentação onde ajudou o dia a dia dos moradores das regiões do Paranoá e do Itapoã.
A pedido da população, uma ciclovia foi desenhada em um trecho que vai do Condomínio Del Lago II, na altura da garagem da Viação Pioneira, até o balão que dá acesso à cidade. O setor ganhou iluminação pública de LED.
A pavimentação também chegou na área rural, com correção de estradas de chão em vários setores e até asfalto na vicinal 330 aconteceu em anos passados, a principal do setor de chácaras. “Também foram implantados papa-lixos na zona rural e dentro da cidade, com a perspectiva de melhoras mais a cidade, porque é preciso”, diz Zé Humberto
Com investimento de R$ 33 milhões, seis quadras da cidade – 202, 203, 318, 378 e 379, além de parte da 366 – receberam pavimentação asfáltica e drenagem pluvial. “Essa obra vai concluir a urbanização do Itapoã, não vamos mais ter na região quadras que não tenham pavimentação asfáltica e drenagem pluvial”, afirma Ibaneis.

