Adasa lança boletim quinzenal para monitorar chuvas urbanas no DF
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) lançou o Boletim Quinzenal de Monitoramento de Chuvas Urbanas, nova iniciativa da Superintendência de Drenagem Urbana (SDU), com base em dados do Sistema de Monitoramento de Chuvas Urbanas do Distrito Federal (SIMCURB).
O boletim consolida informações coletadas por 42 estações de monitoramento distribuídas pelo Distrito Federal e tem como objetivos informar a população, subsidiar o planejamento da drenagem urbana e contribuir para a prevenção de alagamentos e outros impactos decorrentes das chuvas.
Na primeira edição, os dados indicam que dezembro de 2025 registrou volume de chuva superior ao de dezembro de 2024. O acumulado foi de 250,8 mm, frente a 224,3 mm no mesmo período do ano anterior. Já para janeiro de 2026, a média histórica dos últimos três anos é de 261,4 mm. Até o momento, foram registrados 48,6 mm, o que corresponde a 18,6% do esperado para o mês, sem ocorrência de registros de seca ou alagamentos.
O boletim também apresenta um ranking das regiões administrativas com maior volume de chuva. Em janeiro de 2026, o Gama lidera o acumulado até agora, seguido por Planaltina, Lago Sul, Sudoeste e São Sebastião.
Com periodicidade quinzenal, a publicação reforça o compromisso da Adasa com a transparência, o monitoramento contínuo das chuvas, a gestão eficiente da drenagem urbana e a segurança da população do Distrito Federal.